ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: LG G2

A LG anuncia hoje a nova geração do seu smartphone topo de linha, agora chamado apenas de G2. É um foblet (smartphone+tablet) com tela gigante de 5,2″ IPS Full HD (423 ppi) e processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2,26 GHz (quad-core).

Novidade no design? Tem botões em sua parte traseira (!) – mas de frente parece um Galaxy SIII – e nenhum nas laterais.

Os botões na traseira servem para controlar o volume e ligar/desligar o aparelho (além de atalho para alguns apps). Se o G2 estiver em cima de uma mesa, por exemplo, dois toques na tela (em algo chamado “Knock On”) acordam o telefone, sem precisar pressionar os botões (algo que a Nokia vem prometendo no update “amber” dos seus aparelhos com Windows Phone faz tempo, por sinal).

LG_G2-botao

Ainda nas especificações, o aparelho tem 2 GB de RAM, armazenamento de 16 ou 32 GB internos, câmera traseira de 13 megapixels com estabilização óptica de imagem e frontal de 2,1 megapixel, roda Android 4.2.2 e traz uma bateria de 3,000 mAh (o que deve ser mais que suficiente para durar um dia de uso com tela tão grande). E acessa redes 4G.

Seguindo o que outros fabricantes têm feito para melhorar a usabilidade do aparelho (Samsung, Motorola, por exemplo), o G2 vem com diversos truques de software que, na teoria, deixam a vida do usuário mais fácil.

LG_G2-01

Exemplos: diminuir o volume do ringtone conforme o aparelho é levantado até o ouvido (“Answer Me”), mostrar opções quando cabo USB ou fone de ouvido estão conectados (“Plug & Pop”), transferir informações de SMS para notas ou agenda (“Text Link”); controle remoto; multitarefa e um curioso (e interessante) modo de convidado, que limita o uso de apps quando alguém mexe no seu telefone (isso é ativado por um padrão secundário de desbloqueio e tela).

Segundo a fabricante, o  G2 vai ser vendido por mais de 130 operadoras em todo o mundo. Nada de preço ainda, mas deve chegar às lojas em dois meses, começando pela Coreia do Sul, América do Norte, Europa e “outros mercados importantes” (nada de Brasil ou América Latina).

A versão anterior dos aparelhos premium da LG, chamada Optimus G, está à venda no Brasil desde março. Leia nosso review do Optimus G.

[LG]

LG_G2-03

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin