Gadget do dia: Lenovo ThinkPad X1

G

Previsto para chegar ao mercado americano na próxima semana (no dia 24), o Lenovo ThinkPad X1 pretende ser um novo marco para a empresa, como foi o ThinkPad X300 em 2008.

Com apenas 1,6 cm de espessura (na sua parte mais fina), o X1 é quase um manifesto para o mercado do que os engenheiros da Lenovo são capazes quando se junta o desejo de fazer com a capacidade de realizar — e sem abrir mão de recursos ou desempenho. E como foi com o X300 no passado, muitas das idéias e recursos do X1 poderão com o tempo ser incorporados aos outros modelos da casa, em especial nas linhas T e W.

Por exemplo, sua tela LCD de 13,3″ de 1.366 x 768 pixels e 350 NITS de brilho é protegida por uma camada de Gorilla Glass da Corning, o travamento da tela do portátil deixa de ser por garras e agora é magnético e o teclado passa a ser retroiluminado, substituindo com vantagens o tradicional Thinklight. Outro recurso interessante é o chamado RapidCharge, que com apenas 30 minutos de tomada consegue repor 80% de carga da bateria.

E apesar de ser um note leve e fino (33,7 x 2,1 x 23,1 e 1,69 kg de peso), ele poderá vir equipado com um processador Intel Core i7 2620M “Sandy Bridge”de 2,70 GHz, 4MB L3 e FSB de 1.333MHz. Ele aceita até 8 GB de SDRAM DDR3 de 1.333 MHz e o sistema ainda pode trabalhar com dois HDs ao mesmo tempo:  o tradicional disco rígido de 250/320 GB de 7.200 rpm mais um Micro SSD de 80 GB. Sua bateria agora é interna e selada (uia!) com autonomia estimada de 5,2 horas mas que pode subir para 10 horas com a instalação de uma bateria externa do tipo slice na sua base.

E como não se mexe em time que está ganhando, o X1 mantém tudo aquilo que todo usuário de ThinkPad gosta, como dois sistemas de navegação (TrackPoint e Touchpad sem botão), teclado macio e resistente a derramamento de  líquidos, leitor de impressão digital, leitor de cartão de memória Flash (SD, MMC, SDHC e SDXC), Webcam HD, porta e-SATA, três portas USB 2.0 e uma USB 3.0. Fora a porta HDMI, ela também vem com uma mini-DisplayPort.

Veja abaixo um pouco mais da história do X1:

===

===

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos