ZTOP+ZUMO

Gadget do fim do mundo: Lanterna Panasonic BF-BM10

Nova lanterna de emergência da Panasonic funciona com qualquer tipo de pilha, garantindo até 86 horas de uso contínuo.

Lançada em 2006, a lanterna National BF-104F trazia um recurso bem curioso: a capacidade de funcionar com pilhas de qualquer tipo/tamanho (pequena, média ou grande), algo bastante útil em uma situação de emergência — como o grande terremoto + Tsunami na região de Tohoku no ano passado — onde o primeiro item a sumir das lojas de conveniência foram exatamente as pilhas médias e grandes usadas hoje apenas em lanternas e sistemas de som portátil como radio-gravadores e boom boxes.

Agora, o pessoal de Kyoto anunciou uma versão atualizada desse produto — a Panasonic BF-BM10 — equipada com um novo sistema de iluminação a LED bem mais eficiente e econômico que funciona com apenas uma pilha AAA, AA, C ou D, que pode ser do tipo alcalina ou recarregável.

Como já  dissemos, uma das grandes sacadas da BF-BM10 é sua capacidade de aceitar os quatro tipos de pilhas ao mesmo tempo, sendo que a seleção delas se faz girando sua cabeça como numa chave de onda.

Assim, apenas uma pilha é consumida por vez o que permite uma autonomia máxima de até 86 horas de uso contínuo. E podemos ver que, neste caso, a palavra de ordem é a simplicidade no seu funcionamento e facilidade uso, já que ninguém quer complicação na hora em que a coisa ficar preta (literalmente falando!)

O produto mede 8,0 x 12,5 × 13,5 cm (LxAxP) sem as pilhas e está disponível nas cores branco e vermelho. Infelizmente a previsão é que ela chegue ao mercado apenas no dia 25 de janeiro de 2013 ou seja, pouco mais de um mês depois do fim do mundo de acordo com o calendário maia.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.