Gadget do dia: Lâmpada de LED Panasonic LDA4LC

G

Lâmpada de visual retrô é um dos vencedores do prêmio de design iF 2012 na Alemanha.

Anunciado em outubro do ano passado, a lâmpada de LED LDA4LC da Panasonic foi um dos vencedores deste ano do iF Design Award. Ele é um dos 100 produtos escolhidos entre 1.218 finalistas de 48 países a receber o prestigiado Gold Medal.

Inspirada nas tradicionais lâmpadas de filamento — que por sinal já estão sendo ou já estão banidas em diversos países — a LDA4LC se caracteriza pela sua luz morna e suave (2.700 kelvin) e por usar um bulbo transparente ao contrário do modelo mais comum de bulbo leitoso. Por causa disso, seu desempenho não é dos melhores — comparável ao de uma lâmpada de filamento de 20 watts — porém consumindo apenas 4,4 watts para gerar 210 lúmens de brilho.

Sua vida útil é estimada em 40 mill horas ou 26 vezes maior que uma lâmpada de filamento. O ângulo do seu feixe de luz é de 300 graus fazendo com que ela se espalhe melhor por todo o ambiente — incluindo o teto — algo que só era possível anteriormente com uso de luminárias especiais (mais sobre isso aqui).

Assim, acredito que ao contrário de outras lâmpadas de LED (ou mesmo as PL) que se propõem a substituir as de filamento pelo seu lado prático (usando o mesmo soquete e gerando a mesma quantidade de luz) a LDA4LC tem um apelo mais para o lado estético e decorativo podendo ser usado em abajures e luminárias para reproduzir aquele mesmo clima nostálgico de ambientes do século passado.

Ela está disponível em duas versões: a japonesa (LDA4LC) feita para trabalhar na rede de 100 volts a 50/60 Hz e a versão voltada para o mercado exterior (modelo LDAHV4L27CG) que já pode ser encontrada na Europa.

Mais informações aqui.

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos