ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Kit de chaves 31-em-1 Yasin

Kit_chave_yasin_1

Como hoje é sábado, fui fazer minha peregrinação na região da Santa Ifigênia onde topei com o produto acima: Um kit de chave de parafusos de precisão formado por 31 bits diversos, incluindo alguns bem interessantes.

Distribuído pela empresa Yasin, ao contrário de outros kits na forma de estojo, este vem numa simpática embalagem tipo cápsula que — além de me parecer mais resistente e fácil de transportar — quando aberta funciona como uma base deixando todos os bits prontos para uso sobre bancada (só tome o cuidado de não esbarrar nela). Ai é só escolher o bit desejado, encaixá-la na ponta magnética da chavinha que acompanha o produto e botar pra quebrar e/ou desparafusar.

Kit_chave_yasin_2_small

Seu acabamento até que é bem razoável para um kit de R$ 18. Mas a qualidade dos bits só vou descobrir com o tempo e com o uso. Acredito que ele atenda bem as necessidades casuais de um geek, hobbista ou entusiasta que precise desmontar algum gadget, abrir um celular ou mesmo apertar o parafusinho do óculos.

Como era de se esperar, o kit é formado por diversas pontas essenciais como torx (10x), fenda (6x), philips (4x) e allen (4x). Note porém que esses bits tem uma bitola hexagonal de apenas 4 mm contra os de 6 mm, mais comuns no mercado.

Entretanto, o que mais me chamou a atenção é a inclusão de mais algumas pontas para parafusos mais exóticos como uma fenda normal de 1 mm de largura, duas para fenda em “Y” (triwing?), uma spanner head e outra triangular. Existe ainda um curioso bit para uma fenda de cinco pontas (tipo estrelinha) que nunca vi na minha vida.

Kit_chave_yasin_bits_small

Até onde eu saiba, os parafusos com fenda “Y” são usados em alguns consoles de jogos da Nintendo e o de fenda triangular em diversos brinquedos do MacDonalds, incluindo aqueles eletrônicos que você só consegue trocar a bateria com serra, talhadeira e martelo.

Achei esse kit na Vavolândia uma loja que apesar do nome, é hoje mais especializada em baterias recarregáveis de todo tipo cor e modelo e que também troca/reforma/recondiciona módulos de baterias (incluindo notebooks). Ela fica na Rua Aurora 275.

Eles também vendem multímetros Sanwa japoneses (não confundir com a chinesa “Sunwa”), cabos de áudio/vídeo, lanternas de LED e recarregáveis (tomada e manivela) da Eveready/Panasonic/Philips, etc. Gosto de passar por lá de vez em quando porque o atendimento é bom e os preços bem interessantes.

DICA: Na hora da compra, verifique com calma se o kit vem com todos os seus componentes. Não que falte alguma peça e sim para ver se algum bit veio repetido. No primeiro exemplar que conferi, faltava o bit com ponta triangular. No segundo que trouxe pra casa, veio com duas philips de mesmo tamanho. :^P

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Rodrigo P. Ghedin 11/10/2009, 00:31

    Esse bit da estrelinha eu já vi no primeiro Xbox, onde eram usados na montagem da carcaça. Ficavam abaixo dos pézinhos emborrachados. Na minha malfadada tentativa de instalar um media center no meu (ex-)Xbox, tive que comprar um conjunto só por causa dessa maldita estrelinha.

    []’s!

  • diná nagano 15/10/2009, 19:02

    hummm, legal pra fazer decoração em artesanato em biscuit!!!!!!!

  • Álvaro 16/10/2009, 10:03

    kkkkkkkkkkkkk
    Chinês não tem jeito mesmo! Copia até do próprio arquiinimigo histórico rsrsrs…
    Mas indo no foco da matéria, a Sta. Ifigênia é tentadora demais. Dá vontade de comprar muita coisa e até besteiras do tipo que você só irá usar só uma vez. Sta. Ifigênia é igual mulher de TPM passeando com o cartão de crédito: vai até o limite!

    []’s

  • estevao 23/04/2010, 00:35

    onde compra esse kit eu nao encontro oem nenhum lugar esta chave triangular
    por favor se alguem souber estevao_sanson@hotmail.com obrigado