ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: JVC Everio GZ-MS100

Mais uma câmera de ví­deo para YouTube, mas desta vez em grande estilo: a JVC Everio GZ-MS100 possui as mesmas funcionalidades da série Everio G, porém num formato menor, mais leve e que trabalha apenas com cartões de memória Flash em vez do tradicional disco rígido. Isso se justifica porque o produto seria mais indicado para compartilhamento de conteúdo na web — no geral ví­deos de curta duração.

Ela aceita apenas cartões SD, sendo capaz de armazenar até 1 hora de vídeo na melhor qualidade (Ultra-DVD Movie) num cartão SDHC (SD de alta capacidade) de 4 GB ou 9h55m no chamado modo econônico para internet. Os vídeos podem ser enviados diretamente para o PC (via porta USB 2.0) e de lá, para o YouTube com apenas um toque de botão ou diretamente para um DVD-R por meio de um acessório opcional.

A GZ-MS100 possui um sensor CCD de 1/6″ com estabilizador de imagem, monitor LCD de 2,7″, objetiva Konica-Minolta com zoom óptico de 35x (algo como 36 ~1.260 mm em sistemas 35 mm) + 800x digital e microfone estéreo. Ela tambêm pode tirar fotos de 640×480 pixels e imprimi-las diretamente numa impressora com porta PictBridge. Curiosamente, sua interface com o usuário pode ser configurada para o português.

A câmera mede 5,4 x 6,8 x 11,1 cm (LxAxP) e pesa apenas 270 gramas com a bateria e é compatí­vel com o Windows XP e Vista de 32 bits. O preço sugerido para o usuário final é de US$ 350 e já pode ser encontrada aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.