ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do Dia: Honda Walking Assistant

honda_walker_1

A idéia de uma “máquina de andar” não é nova, mas tudo aquilo o que os engenheiros e pesquisadores da Honda Motors do Japão aprenderam sobre o movimento humano — em especial com o robô humanóide Asimo — começa a tomar forma de um produto que a empresa está chamando simplesmente de Walking Assistant, cujos protótipos já estão sendo testados desde o ano passado por alguns trabalhadores nas linhas de montagem de veículos da empresa de Sayama, província de Saitama.

Honda_walking_assinstant3

Assim como as bicicletas elétricas da Panasonic e Sanyo, a intenção desse dispositivo não é de eliminar e sim de diminuir o esforço de uma pessoa que passa muito tempo em pé ou tem que se agachar muito, o pode ajudar os trabalhadores nas  linhas de montagem, pessoas com problemas de locomoção e até mesmo idosos.

O equipamento possui uma estrutura simples na forma de selim e que se apoia sobre dois pés mecânicos presos aos sapatos. Desse modo o usuário pode apoiar seu peso no selim e os movimentos serão controlados por sensores montados nos sapatos que enviam informações para um microprocessador que gerencia o acionamento de dois servo-motores, permitindo assim um movimento natural e confortável.  A autonomia das suas baterias é de aproximadamente 2 horas de uso.

Honda_walking_assinstant2a

Outro atrativo desse dispositivo é seu baixo custo de produção, já que boa parte de seus componentes — como a bateria de íons de lítio, microcontrolador, motor e sensores — são itens de catálogo já disponíveis no mercado. Seu custo estimado ficaria na faixa dos 500 mil ienes (~R$ 12.147) mas que pode diminuir com escala de produção ou com o modelo de aluguel. Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.