Gadget do dia: GraGraph Home Seismograph

G

Apesar de não ser de muita utilidade aqui no Brasil (aleluia!) o GraGraph é um dispositivo no mínimo curioso, já que estação meteorológica muita gente tem em casa, mas seu próprio sismógrafo doméstico…

Essa engenhoca é capaz de sentir tremores de terra e caso isso alcance o número 3 na escala Shindo (onde a pilha de louça no armário pode tremer ou uma luminária pendurada no teto começa a balançar ) ele dispara um alarme sonoro seguido de uma mensagem de voz alertando sobre a ocorrência.

Uma curiosidade desse design é a presença de um ícone de “bagre” (à direita do icone da pilha) que deve ser alguma referência a terremotos já que no folclore japonês existe uma criatura fantástica chamada Namazu, que seria um grande peixe-gato que vive sob o arquipélago japonês preso sob uma grande rocha controlada pelo deus Kashima. Quando este marca alguma bobeira, o peixe tenta escapar provocando assim violentos tremores de terra.

Medindo 13,0 x 14,4 x 12,7 cm ele também pode funcionar como luz de segurança, relógio e calendário digital. O GraGraph funciona ligado na tomada elétrica mas possui um sistema de backup  formado por 4 pilhas AA que garante uma autonomia de aproximadamente 50 horas.  Interessante notar que ele registra as últimas atividades sísmicas para futura referência.

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="34688 http://zumo.com.br/?p=34688">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos