Gadget do dia: Garrafa LifeSaver

G

O Lifesaver é uma das coisas mais bacanas que já vimos por aqui. A garrafa (existe uma versão em galão também) consegue tornar potável qualquer tipo de água, removendo vírus, bactérias, cistos e parasitas, garantindo 99,99999% de pureza na água. E se você viaja/acampa/tem medo de tomar água em locais desconhecidos, a Lifesaver é… sua salvação 😉

A limpeza ocorre graças a um sistema de ultrafiltragem (inspirado em aplicações industriais), usando poros de 15 nanômetros de diâmetro sem precisar usar substâncias químicas. E quando o cartucho de filtragem atinge sua capacidade máxima, é bloqueado automaticamente, evitando o consumo de água contaminada. Olha só como fica o “antes e depois” da água com o Lifesaver:

Segundo a Ecotrends Group, que está vendendo a garrafa de 750 ml no Brasil e na América Latina, um dispositivo desses é capaz de fornecer 32 litros de água limpa por dia e, dependendo do modelo, sua duração do filtro é de até 6 mil litros de água potável. Parece… mágico, não?

A versão maior da Lifesaver, um galão, foi utilizada para filtrar água para vítimas do terremoto do Haiti, como demonstrado no vídeo abaixo.

(Link do vídeo)

Para comprar uma, acesse o site da Lifesaver Brasil. Uma garrafa tem o preço sugerido de R$ 599 e seria muito muito bacana se o site brasileiro tivesse o mesmo método de “compre 1, doe 1” do Lifesaver da Inglaterra.

Nagano comenta: Nosso leitor Fred escreveu num comentário perguntando se esse sistema retiraria o sal da água do mar. Pelo que pude levantar — infelizmente não — mas eu me lembrei que existe outra engenhoca muuuito interessante que faria isso — o WaterCone:

A idéia em si é simples e barata: coloca-se água salgada no seu interior e o calor do sol faz com essa se transforme em vapor que se consensa na sua cúpula na forma de cone que escorre para uma calha interna na forma de anel localizado na sua borda. Ai é só virar o cone e coletar a água limpa. Pode demorar um pouco, mas pode valer a pena no caso de vítimas naufrágio que tem bastante tempo livre.

Veja o dispositivo em ação:

(Link do vídeo)

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos