Gadget do dia: Ford New Fiesta Hatch 2012 (com Microsoft Sync)

G

O Ford New Fiesta Hatch 2012 é o primeiro veículo intermediário da fabricante norte-americana (eles dizem que é um “carro compacto do segmento B”, em veiculês técnico) a vir com tecnologia Microsoft Sync já em português (yay!) e outros mimos high-tech de fábrica.

Iiih, como assim o gadget do dia é um… carro?  Bem, é o gadget mais caro (acredito) a aparecer por aqui até então e que toma proveito de outros gadgets seus – mais notadamente, o smartphone. E “fala” com você.

Além do Microsoft Sync, presente até então nos veículos topo de linha da Ford (como Edge e Fusion, com outros recursos mais avançados), o New Fiesta 2012 tem alguns detalhes bacanas como um friso com LEDs abaixo do farol para diferenciar o carro.

Pintura metálica (esse é o “Vermelho Córdoba” – e um parabéns pra quem inventa cores de carros, esmaltes e operações da Polícia Federal)

Outra opção de cor (são oito) é o “Vermelho Arizona”. Uma geral do veículo para dar uma ideia:

O New Fiesta, fabricado no México com algumas partes feitas no Brasil (como o motor, por exemplo), é um “carro global” da Ford, com o mesmo modelo sendo vendido nos EUA, Américas e Europa, com pequenos detalhes mínimos entre um país e outro.

Rodas de liga leve (15″) e pisca-alerta nos espelhos (que têm aquecedor embutido para desembaçar).

E um porta-malas de 290 litros:

A parte tecnológica mesmo fica no painel e em controles no volante.

Vale notar que o botão “Sirius” aí no painel central não serve pra nada (é rádio via satélite disponível nos Estados Unidos) e não dá para usar o console numérico do lado direito como discador do telefone. Na verdade, na verdade, dá para usar comandos de voz em português para quase tudo: mandar SMS, controlar músicas, telefonar para pessoas, responder automaticamente a ligações.

À primeira vista – e mexida, como foi meu caso na tarde de ontem -, o número de botões e comandos parece ameaçador. Não é: questão de costume. O que precisa ter mesmo é o Bluetooth habilitado no celular para realizar as funções principais – e a própria Ford diz que nem todos os aparelhos funcionam para todos os recursos. Exemplos? iPhones e BlackBerries não permitem envio de SMS. Vale consultar a Ford se o smartphone é compatível.

Alguns comandos estão no volante…

E outros, nas manivelas atrás deles (como o botão de “falar”). Pressione e o carro conversa com você com “voz da moça do Google

O New Fiesta 2012 tem ainda porta USB, entrada auxiliar de áudio (cabo 3,5 mm) e carregador 12V convencional. Tanto USB como auxiliar de áudio se integram ao sistema do carro.

E essa é a interface do Microsoft Sync no New Fiesta 2012. A Ford foi responsável pela adaptação do áudio – e dos sotaques regionais brasileiros – ao português. Como disse antes, é questão mais de treino do que de dificuldade de uso. A interface geral me lembra o velho e bom Symbian em versão bastante antiga 🙂

A primeira coisa a fazer é parear o smartphone com o veículo. Saiu do carro durante uma ligação no viva-voz? O Sync transfere automaticamente a ligação para o telefone, e vice-versa.

O Sync também sincroniza (duh!) a agenda de contatos com o telefone, mas não armazena dados no veículo.

Ainda como detalhe, o painel de 4″ mostra itens como nível de bateria do telefone e sinal da operadora.

Além do básico – gerenciar ligações – o Sync do New Fiesta permite controlar músicas, até escolher títulos pelo nome (e funciona!).

Uma demo oficial (fiz vídeos também, mas a conexão aqui tá difícil para upload…) do sistema funcionando. Fala se não é “a moça do Google?”

Finalmente, o New Fiesta vem em outras cores também – e essa abaixo, em foto de divulgação, é a minha favorita (“Verde Coimbra”).

Outra de divulgação mostra o motor Sigma 1.6 Flex.

E, claro, os preços sugeridos para o lançamento do New Fiesta Hatch 2012. Serão três modelos, sendo os dois mais caros já com Sync instalado. Para a versão Sedan 2012, a Ford diz que os modelos custam R$ 2.000 a mais sobre o preço sugerido.

Vale comprar um carro desses? Eu não dirijo (atualmente, por estar com a carta… vencida!), e acredito que mais carros na rua significam mais trânsito todo dia em megalópolis como São Paulo. O Ford New Fiesta Hatch 2012 tem alguns elementos que me atraem (design incrível fora do padrão sabonete da maioria dos carros novos, tecnologias de redução de consumo de combustível, um monte de airbags e sistemas de segurança e proteção do motorista e passageiros) e o fator tecnologia é bem interessante. Não é a tecnologia topo de linha, como já presente em outros carros da Ford, mas já oferece itens bem amigáveis (e que devem ajudar a impressionar as garotas, se você for solteiro). Se seu bolso pode, o veículo começa a ser vendido ainda este mês.

Disclaimer: ZTOP viajou ao Uruguai a convite da Ford. Todas as opiniões aqui são nossas.

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos