ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: fone (de olho e) de ouvido Nikon UP300X

Para quem acha que a Nikon só vive de câmeras, o UP300X Media Port é um curioso exemplo de um produto não necessariamente voltado para esse mercado. Trata-se de um fone de ouvido estéreo só que no lugar no que parece ser um microfone é, na realidade, uma micro-tela de 0,44″ com tecnologia LCOS e resolução nativa de 640 x 480 pixels capaz de reproduzir até  16,7 milhões de cores e que deve ser posicionado na frente do olho direito do usuário. Segundo a empresa, o campo de visão é o mesmo de assistir uma tela de 50 polegadas à três metros de distância.

Além da função óbvia de ouvir som, ele também pode funcionar como um player de vídeo e visualizador de fotos cujo conteúdo pode ser baixado diretamente da Web por meio de uma interface Wi-Fi embutida e um serviço Uplink montado pela própria Nikon. Ele também pode ser ligado em um player de MP3 ou mesmo em um iPod. Algumas funções básicas desse dispositivo – como controlar o volume – podem ser comandados através de movimentos da cabeça.

O UP300x funciona com duas  pilhas AA e já vem com 8 GB de memória Flash, suficientes para até 160 min de vídeo em MPEG-2 ou 500 min de WMV. Ele também é compatível com diversos formatos de áudio como MP3, AAC e WMA9.

O produto deve chegar ao mercado japonês até o final desse ano pela bagatela de 69.800 ienes. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Wishie Grandini’

    será que isso funciona mesmo ? TENHO DUVIDAS 😮