ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: filmadora Rollei Bullet HD

É um pássaro? É um avião?  É uma bala com o nome da sua câmera favorita? Não, é a Bullet HD, uma nova camcorder da Rollei para filmar esportes radicais.

Desenvolvida pela alemã RCP – Technik GmbH & Co KG, que desde 2010 é dona da marca Rollei, a Bullet HD é uma filmadora digital capaz de capturar vídeos em HD (1280 x 720 pixels) a 30 fps com opção de também tirar fotos (4.032 x 3.024 pixels) automaticamente (uma a cada 3 segundos).

Sua objetiva tem um ângulo de visão de 170 graus e seu sensor de imagem é do tipo CMOS de 12 megapixels. As imagens são gravadas num cartão microSD (recomenda-se a Classe 6) de até  32 GB. Esse “projétil” mede apenas 3 cm de diâmetro x 9 cm de comprimento e pesa apenas 100 gramas com sua bateria de ions de lítio cuja autonomia é de até 2 horas.

Seu único controle externo é um botão que liga/desliga a câmera (monitorada por um LED) e que também inicia o modo de gravação/captura de fotos.

Pelo seu padrão de construção (corpo externo em alumínio e sem praticamente partes móveis) essa câmera resiste a impactos, é a prova de vibrações, pó e até água (podendo ser submergir até 10 metros). Assim ela é ideal para os praticantes de esportes de ação que podem fixar a Rollei Bullet num capacete, moto, prancha, skate, barco, bicicleta, carro, entre os dentes, etc. e registar suas maluquices na terra, ar e água. Alguns vídeos estão disponíveis no YouTube.

 

Acompanha o produto um cartão Micro SD de 4 GB, suporte universal, bolsa de transporte, cabo USB, carregador e bateria. A previsão é que o produto chegue às lojas (da Europa) no final de julho com preço sugerido de € 249,95.

Mais informações aqui.

Momento Cultural Ztop

Em 1.995 a marca Rollei foi comprada pela Samsung Techwin (sim, aquela do robô sentinela SGR-1). Reza a lenda que uma das idéias da empresa coreana era de usar essa marca numa linha de relógios de pulso que chegaram a ser comercializados na Coréia, mas que nunca saíram da terra de Hanguk devido à um processo movido pela Rolex que alegava que o som da marca da prestigiada fabricantes de equipamentos fotográficos era muito parecido com a da sua prestigiada marca de instrumentos horológicos.

Aparentemente a Samsung não se saiu bem nessa história já que ela vendeu a marca de volta para os alemães em 1999.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Zé Lander 03/07/2011, 22:34

    Será que bate a GoPro Hero?
    Tenho andando pesquisando que câmera compro para gravar meu passeios de moto.

  • Marcos 22/03/2012, 14:55

    Ola.. Alguém pode informar onde compro uma bateria extra. Obrigado. Marcos@blackcartuchos.com.br

    • alexand 11/07/2012, 16:01

      mercado livre tem um pessoal que vende a camera e vende as baterias extras!