ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: filmadora Panasonic AG-AF100 Micro Four-Thirds

Desenvolvido pela Panasonic Solutions Company em parceria com a comunidade de cinema, a AG-AF100 é a primeira câmera profissional de vídeo de alta definição a adotar o sistema de lentes Micro Four-thirds.


A grande sacada nesse caso é que os produtores de vídeo podem contar com uma filmadora que utiliza as mesmas lentes, filtros e acessórios usados nas câmeras digitais da Panasonic ou mesmo de concorrentes como Olympus, Leica e Sigma, o que pode ser uma solução econômica e facilmente encontrada no varejo.

Seu sensor CMOS no padrão 16:9  foi desenvolvido pela própria Panasonic é capaz de gravar vídeos em 720p/1080p a 24~60 qps no formato AVC/ H.264 Hi Profile AVCHD, o que permite que o material capturado possa ser lido e editado em qualquer PC ou Mac.

Fora isso, ela vem equipada com dois slots para cartões de memória padrão SDHC/SDXC o que permite — na teoria — gravar até 12 horas de vídeo com um par de cartões SDXC de 64 GB cada. Ela conta com portas HDMI, USB 2.0 e HD-SDI-out.

A previsão é que essa câmera chegue ao mercado no final de 2010. Com garantia básica de um ano + dois se o produto for registrado. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.