ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Epson PictureMate PM-525

Nova mini-impressora fotográfica da Epson agora também imprime direto de smartphones e tablets via Wi-Fi.

A Epson do Brasil anunciou hoje o lançamento da PictureMate PM-525 uma mini-impressora portátil especialmente voltada para impressão de fotos à partir de cartões de memória, memory keys, câmeras (via interface PictBridge), smartphones, tablets e até PCs!

Esse produto parece ser uma versão melhorada da boa e velha PictureMate Charm PM-225 — lançada no Brasil em 2011 — e que, por incrível que pareça, ainda está a venda no Brasil (aqui, aqui e aqui).

Nosso palpite é que essa longevidade talvez seja pelo fato dela ser um produto de nicho que atende um público que realmente necessita de uma solução simples, prática e direta para imprimir fotos de até 10 x 15 cm (ou mais exatamente 4 x 6 polegadas) a qualquer hora e em qualquer lugar sem depender de um PC ou mesmo de uma tomada elétrica — isso porque ela pode ser alimentada por uma bateria opcional com autonomia estimada de 170 fotos.

Isso abre um grande leque de possibilidades tanto a nível pessoal quanto profissional, já que ela pode ser uma solução impressão instantânea tanto em eventos itinerantes quanto festas de família, até mesmo agilizando o trabalho de fotógrafos profissionais com uma alta demanda de impressões.

Se comparada com sua antecessora, além de imprimir no tradicional formato 10 x 15 cm (4 “x 6”) a nova PM-525 agora também reproduz imagens no formato de cartão postal 13 x 18 cm (5 “x 7”) na resolução máxima de 5.760 x 1.440 ppp. Além disso, ela utiliza um novo cartucho de quatro cores modelo T376 (T376020) com autonomia estimada em 160 fotos:

Talvez o maior atrativo da nova PM-525 é o fato dela vir equipada com uma porta Wi-Fi, o que permite que ela seja acionada remotamente e executar uma impressão diretamente do smartphone ou tablet, sem a necessidade de transferir a foto para um PC. Segundo a empresa esse sistema é compatível com os programas Epson Connect, Epson e-mail Print, Epson iPrint Mobile App, Epson Remote Print, Epson Scan to Cloud6, Apple AirPrint, Google Cloud Print, Mopria Print Service.

O preço sugerido da PM-525 é de R$ 1.199 e o cartucho de impressão sai por R$ 189.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pra mim, esse produto é nicho do nicho. A impressorinha é uma ideia muito boa, já seu valor…
    E tinham que dar um jeito do cartucho ser recarregado pelo próprio usuário, com as tintas 664.

    • Sidney Pontes

      Sempre ouvi que o preço de impressoras é ” subsídiado ” pela venda de tinta. Ou seja vc compra a impressora a um preço menor e o lucro dos fabricantes fica na venda dos cartuchos. Apesar de concordar com idéias da recarga pelo próprio usuário, já imagino que isso teria impacto no preço final. Até porque não daria pra reduzir preço com a produção em larga escala, por ser produto de nicho.

      • Mario Nagano

        Na PictureMate PM-225 os seus insumos são vendidos na forma de um kit formato pelo um cartucho de tinta com quatro cores, mais um pacote com 100 ou 150 folhas de papel fotográfico 10×15 cm:

        http://www.kalunga.com.br/prod/kit-picturemate-pm225-p-100-fotos-(mate-fosco)-t5845m-epson/798491

        http://www.kalunga.com.br/prod/kit-picturemate-pm225-p-150-fotos-(glossy-brilhante)-t5846-epson/798490

        A idéia por trás essa estratégia é de vender uma solução capaz de imprimir de maneira simples e prática as 100 ou 150 fotos, com alguma margem para mais é claro — a não ser que você adore imprimir fotos de gatos pretos numa noite escura sem lua.

        O meu palpite é que como esse novo modelo aceita tanto papel 10 x 15 cm quanto 15 x 18 cm, essa idéia de vender cartucho com tinta suficiente para imprimir uma quantidade exata de fotos pode ter ido para o espaço,

        Mas como esse produto é muito usado por profissionais que oferecem fotos impressas na hora a qualquer hora e em qualquer lugar e em grandes quantidades, não duvido que, algum dia, a Epson decida por lançar uma versão Ecotank desse produto,

        [ ]s

        Mário

      • Pra epson continuar nessa mamata, e colocar uma ecotank nisso aí e ainda lucrar, é só fazer um tipo de papel único, que só funcione com ela. Logo, você poderá recarregar e terá de usar os insumos originais, papel e tinta. Mais ou menos como na HP Sprocket Photo Printer.