ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Eneloop Bike CY-SPJ220

Eneloop_bike_CYSPJ220

Nossa empresa de tecnologia verde favorita — também conhecida como Sanyo —  ataca novamente no segmento de bicicletas elétricas com o anúncio da Eneloop Byke CY-SPJ220, um modelo compacto com rodas de aro 20″ e que também pode ser dobrada ao meio, como aquelas antigas Monareta Dobramatic.

Ela utiliza uma versão mais simples da tecnologia Hybrid usada nas suas irmãs maiores. Nesse caso, o motor elétrico de três velocidades fica montado na roda da frente e ajuda a “puxar” o veículo junto com a roda traseira acionada pelo pedal. Note que o motor serve apenas para aliviar o esforço do ciclista na pedalada, permitindo assim que ele possa cobrir maiores distâncias cansando-se menos.

Eneloop_bike_CYSPJ220_dobradaSua bateria recarregável tem autonomia estimada de 16 a 46 km dependendo do modo de uso e parte da sua energia pode ser até reposta quando ela desce uma ladeira na banguela.

Com esse lançamento, a Sanyo quer incentivar novos modelos de uso para suas bicicletas elétricas já que, quando dobradas, elas podem entrar sem problemas no elevador do prédio ou mesmo no porta-malas do carro. Nesse último caso, a empresa sugere que o usuário vá ao trabalho fazendo parte do percurso de carro e o resto na Eneloop Bike. E, por ser pequena, ela poderia até acompanhar seu dono no escritório, ficando guardada em algum canto para não atrapalhar ninguém.

A nova bicicleta chega no mercado japonês no dia 21 de setembro pelo preço sugerido de 100.000 ienes (~ R$ 1.906). Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.