Nossa empresa de tecnologia verde favorita — também conhecida como Sanyo — ataca novamente no segmento de bicicletas elétricas com o anúncio da Eneloop Byke CY-SPJ220, um modelo compacto com rodas de aro 20″ e que também pode ser dobrada ao meio, como aquelas antigas Monareta Dobramatic.
Ela utiliza uma versão mais simples da tecnologia Hybrid usada nas suas irmãs maiores. Nesse caso, o motor elétrico de três velocidades fica montado na roda da frente e ajuda a “puxar” o veículo junto com a roda traseira acionada pelo pedal. Note que o motor serve apenas para aliviar o esforço do ciclista na pedalada, permitindo assim que ele possa cobrir maiores distâncias cansando-se menos.
Sua bateria recarregável tem autonomia estimada de 16 a 46 km dependendo do modo de uso e parte da sua energia pode ser até reposta quando ela desce uma ladeira na banguela.
Com esse lançamento, a Sanyo quer incentivar novos modelos de uso para suas bicicletas elétricas já que, quando dobradas, elas podem entrar sem problemas no elevador do prédio ou mesmo no porta-malas do carro. Nesse último caso, a empresa sugere que o usuário vá ao trabalho fazendo parte do percurso de carro e o resto na Eneloop Bike. E, por ser pequena, ela poderia até acompanhar seu dono no escritório, ficando guardada em algum canto para não atrapalhar ninguém.
A nova bicicleta chega no mercado japonês no dia 21 de setembro pelo preço sugerido de 100.000 ienes (~ R$ 1.906). Mais informações aqui.
Mas que beleza! O dia que eu me mudar para uma cidade não-mortífera e com espaço lateral no trânsito eu gostaria muito de uma dessas. Mas por enquanto, fico correndo riscos (literalmente) e aliviando as valetas e buracos com amortecedores 😀
Pena que não tem esse tipo de bicicleta no Brasil. Só achei esse modelo feio no Walmart:
http://www.walmart.com.br/Produto/Esporte-e-Lazer/Bicicletas/Eco-Bike/25008-Bicicleta-Eletrica-Aro-24-Quadro-em-Liga-Metalica-de-Alta-Rodas-em-Aluminio-Cor-Azul-City-250.aspx?Filtro=C345_C728_C353_M626&strBusca=
Oi Marcelo,
Acho q já vi essa bike no Walmart. Mas até onde eu entendi desse produto ele está mais para uma mobilete elétrica, ou seja, se vc quiser só acelerar a bike anda sozinha, o que não é o caso das japonesas onde o motor só dá uma forcinha na pedalada.
M.
[…] do pão. Isso foi possível graças a uma mãozinha do pessoal da fábrica de aspiradores e de bicicletas elétricas que ajudaram a desenvolver um motor duplo e reversível ligado a um único sistema de […]