ZTOP+ZUMO 10 anos!

Idéias verdes: DVIEW micro PC

dview_500.jpg

Na onda dos computadores “verdes”, a Hokuto System, em parceria com o D.D.L. (Digital Design Lab) no Japão, desenvolveu o DVIEW, um micro PC com tela LCD em cores para automatização de equipamentos e aplicações comerciais.

A grande sacada desse produto é que seu componente mais caro – sua tela LCD de 2,2″ – vem de telefones celulares usados e descartados pelos seus donos (algo como 6 milhões de unidades por ano).

A engenhoca vem equipada com uma CPU RISC de 32 bits ARM7TDMI de 81 MHz, 32 MB de SDRAM e 8 MB de Flash ROM, circuito de som estéreo de 16 bits capaz de reproduzir sons em MP3, MIDI e ADPCM. Sua tela em cores tem resolução de 320 x 240 pixels e é capaz de reproduzir 32 mil cores.

Fora isso, esse projeto pode receber mais ou menos recursos de acordo com a demanda do cliente, como câmera de ví­deo, portas USB e LAN, slot para cartão SD etc.

Fico imaginando se esse conceito também não poderia ser desenvolvido aqui no Brasil, apesar de que o Japão tem a vantagem da maior “oferta” de LCDs e o fato de que o tamanho das telas por lá serem mais ou menos padronizadas, ao contrário do que acontece em nosso mercado. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.