ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia (dos namorados): Neurowear Necomimi

Para não dizer que não nos lembramos dessa data, apresentamos o Necomimi: uma tiara com orelha de gatinho equipada com uma interface neural.

Popular entre fãs de anime, garçonetes de maid cafes e praticantes de cosplay, as orelhas de gatinho ganharam uma versão hi-tech pelas mãos da japonesa Neurowear, que criou o Necomimi.

Esse nome é um trocadilho com a palavra “neko mimi” (orelha de gato) onde “neko” foi substituído por “neco” (de neuro-communication).  Assim, como o próprio nome sugere, a pessoa que usa esse acessório é capaz de controlar o movimento das orelhas postiças com a força do pensamento: quando a pessoa se concentra em algo — como alguém interessante ou comida — as orelhas empinam e descem quando a pessoa relaxa.

===


===

Apesar de parecer algo meio fútil, essa tecnologia tem um interessante potencial de uso em outras áreas além do mercado de acessórios, como por exemplo no auxílio de pessoas com algum problema de comunicação ou mesmo de mobilidade.

O Necomimi ainda é um protótipo com previsão de chegar ao mercado até o final deste ano. De qualquer modo o seu desenvolvimento pode ser acompanhado no site da Neurowear.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.