Gadget do dia: Denshi Burokku Gakken EX-150

G

Se você sempre quis brincar com circuitos eletrônicos mas nunca teve jeito com o ferro de solda, a resposta pode estar no EX-150 um kit que permite montar projetos como se fossem brinquedo de Lego

Criado originalmente no Japão em 1976, o que parece ser um um rádio de pilha é na verdade uma plataforma de desenvolvimento equipada com fonte de alimentação, alto-falante, sensores, etc…

… sendo que na sua metade inferior existe uma espécie de tabuleiro onde o usuário pode encaixar pequenos blocos de plástico — os chamados Denshi Blocks —  que contém um componente eletrônico como um transistor, resistor, capacitor, pequenos CIs e outros petiscos que se interconectam por meio de pontos de contatos nas suas laterais, o que torna a tarefa de construir um circuito tão simples quanto brincar de Lego.

Não espere construir seu próprio PC com esse brinquedo mas poderá aprender e se divertir muito com aqueles projetos que eram publicados em revistas como a Saber Eletrônica como rádios, gerador de efeitos sonoros, microfone sem fio, detector de mentiras, etc. — coisas simples mas que inspirou muita gente a optar por uma carreira na área de eletrônica.

A propósito, um japonês bastante criativo conseguiu montar um módulo IPV6 com esse kit, algo que deixaria o Sr. Spock muito orgulhoso.

O kit original foi descontinuado em 1986 mas o produto é tão adorado pelos fãs que ele foi relançado no Japão em 2002. A boa notícia é que ele já pode ser encontrado nos EUA na Maker Shed, loja especializada em DIY (Do-It-Yourself ou faça-você-mesmo) e correlatos. De fato eles até disponibilizaram um vídeo no YouTube descrevendo o produto:

===

===

O manual em inglês descrito no vídeo pode ser baixado aqui. O preço sugerido do kit é de US$ 99 e pode ser encontrado no site da loja.

Ainda em tempo:

Já que estamos falando em kits didáticos, a empresa americana Elenco possui uma interessante linha de kits de eletrônica chamada Snap Circuits onde os componentes se interconectam por meio de botões de pressão. Muito engenhoso!

===

===

Alguns kits são bem curiosos como o SCROV-50 (robô de controle remoto) ou o SGC-125 (Kit de energia verde). Os modelos mais sofisticados vem até com o CI-73 um kit de software/interface o que permite usar o PC como osciloscópio ou analisador espectográfico.

Mais informações aqui.

 

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos