
Novo dispositivo wearable da Thanko utiliza efeito Peltier para manter a temperatura da testa em torno de 22 graus, independente do calor ambiente.
A fabricante de bugigangas com porta USB favorita deste Ztop — a japonesa Thanko — colocou no mercado o Cooler de testa e pescoço USB (USB ひんやりネッククーラー) que, como o próprio nome sugere, é um legítimo cooler para retirar o excesso de calor da sua cabeça.
E cá entre nós — se funciona com processadores, por que não iria funcionar com a sua cachola?
Ao invés de adotar soluções convencionais e até previsíveis como fixar uma ventoinha na frente da testa, a engenhoca da Thanko tira proveito do efeito Peltier para retirar o calor da cabeça do usuário por meio de uma placa de metal mantida em contato com a pele, ligado a um circuito semicondutor…
… que é alimentado por uma porta USB que fornece os 5 volts necessários para ativar o sistema:
Segundo a Thanko, o circuito mantém a área em contato com a pele em torno de 15 a 22 graus Celsius — o que não é o mesmo que colocar gelo na testa — mas também não causa a aquela sensação de incômodo ou mesmo de queimadura de frio. A idéia neste caso é de manter uma sensação de frescor por longos períodos de tempo, seja na rua ou no escritório. Fora isso, como diversas artérias passam pela nuca, é possível aliviar outras partes do corpo, resfriando esse ponto.
O produto mede 6,5 x 3,5 x 4,0 cm (LxAxP) pesa aproximadamente 60 gramas e já vem com duas tiras elásticas para testa/pescoço, cabo USB e clipe para colarinho. No caso de usá-lo na rua, o ideal é ligá-lo numa bateria externa que pode ser daquele tipo usado para recarregar smartphones e tablets.
Seu preço sugerido é de 4.980 ienes (~ R$ 128) e pode ser encontrado no site da Thanko.
Melhor que esborrachar sorvete de casquinha na testa né?
Ainda em tempo:
Essa engenhoca faz parte da linha de produtos de verão da Thanko o que inclui diversas produtos e acessórios voltados para aliviar os incômodos dessa época no Japão — como o calor excessivo, excesso de humidade e muita chuva. Para mim, o mais curioso (para não dizer estrambólico) é um tapetinho refrigerado à água que pode ser usado tanto para dormir, quanto para baixar a temperatura do seu portátil.
Em breve num DX mais próximo de você.
Isso é estranho.
no sovaco seria mais discreto e resolveria uns problemas do pessoal que não curte usar desodorante com frequência.
um fardo de coca sai mais barato hehehe
já tem opção vestível?
Eu procuro produtos para aumentar a umidificação do ambiente, mas parece que as soluções da empresa são as mesmas já existentes no Brasil.