ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Cooler de testa e pescoço USB da Thanko

Novo dispositivo wearable da Thanko utiliza efeito Peltier para manter a temperatura da testa em torno de 22 graus, independente do calor ambiente.

A fabricante de bugigangas com porta USB favorita deste Ztop — a japonesa Thanko — colocou no mercado o Cooler de testa e pescoço USB (USB ひんやりネッククーラー) que, como o próprio nome sugere, é um legítimo cooler para retirar o excesso de calor da sua cabeça.

Thanko_USB_Head_cooler_cabeca

E cá entre nós — se funciona com processadores, por que não iria funcionar com a sua cachola?

Thanko_USB_Head_cooler_nuca

Ao invés de adotar soluções convencionais e até previsíveis como fixar uma ventoinha na frente da testa, a engenhoca da Thanko tira proveito do efeito Peltier para retirar o calor da cabeça do usuário por meio de uma placa de metal mantida em contato com a pele, ligado a um circuito semicondutor…

Thanko_USB_Head_cooler_placa

… que é alimentado por uma porta USB que fornece os 5 volts necessários para ativar o sistema:

Thanko_USB_Head_cooler_kit

Segundo a Thanko, o circuito mantém a área em contato com a pele em torno de 15 a 22 graus Celsius — o que não é o mesmo que colocar gelo na testa — mas também não causa a aquela sensação de incômodo ou mesmo de queimadura de frio. A idéia neste caso é de manter uma sensação de frescor por longos períodos de tempo, seja na rua ou no escritório. Fora isso, como diversas artérias passam pela nuca, é possível aliviar outras partes do corpo, resfriando esse ponto.

Thanko_USB_Head_cooler_nuca2

O produto mede 6,5 x 3,5 x 4,0 cm (LxAxP) pesa aproximadamente 60 gramas e já vem com duas tiras elásticas para testa/pescoço, cabo USB e clipe para colarinho. No caso de usá-lo na rua, o ideal é ligá-lo numa bateria externa que pode ser daquele tipo usado para recarregar smartphones e tablets.

Thanko_USB_Head_cooler_kit

Seu preço sugerido é de 4.980 ienes (~ R$ 128) e pode ser encontrado no site da Thanko.

Melhor que esborrachar sorvete de casquinha na testa né?

Ainda em tempo:

Essa engenhoca faz parte da linha de produtos de verão da Thanko o que inclui diversas produtos e acessórios voltados para aliviar os incômodos dessa época no Japão — como o calor excessivo, excesso de humidade e muita chuva. Para mim, o mais curioso (para não dizer estrambólico) é um tapetinho refrigerado à água que pode ser usado tanto para dormir, quanto para baixar a temperatura do seu portátil.

Thanko_USB_cooler_mat

Em breve num DX mais próximo de você.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Caio Alexandre 10/07/2015, 22:17

    Isso é estranho.

  • Ruan Rodrigo 12/07/2015, 17:41

    no sovaco seria mais discreto e resolveria uns problemas do pessoal que não curte usar desodorante com frequência.

  • Alexandre Gorges 13/07/2015, 23:18

    um fardo de coca sai mais barato hehehe

  • dflopes 16/07/2015, 02:44

    já tem opção vestível?

  • sigma7777777 16/07/2015, 20:33

    Eu procuro produtos para aumentar a umidificação do ambiente, mas parece que as soluções da empresa são as mesmas já existentes no Brasil.