Gadget do dia: Controle remoto universal Egg

G

Dispostivo de IoT da King Jim permite controlar até 25 dispositivos diferentes ao mesmo tempo usando apenas um app de smartphone

A fabricante de material de papelaria (e outros Gadgets eletrônicos) favorito deste Ztop+Zumo — a King Jim — iniciou uma campanha de crowdfunding para avaliar o interesse do seu mais novo produto batizado de Egg:

Como o próprio nome sugere, trata-se de um dispositivo conectado na forma de ovo (duh!) que é na verdade um controle remoto universal equipado com uma porta infravermelho capaz de enviar o seu sinal para todo o seu redor (360°) e bluetooth 4.0 (low energy) e que vem com a proposta de substituir todos os outros controles da casa.

A grande sacada neste caso é que o produto dispõe de um serviço na nuvem que já possui um cadastro de códigos para mais de 29 mil dispositivos diferentes como TVs, aparelhos de ar condicionado, aspiradores robô, sistemas de iluminação, entre outros que podem ser facilmente baixados no Egg por meio do seu app de smartphone para iOS ou Android.

E mesmo que o usuário tenha um equipamento muito novo (ou muito antigo) cujos códigos ainda não estejam disponíveis no serviço do Egg, ele é capaz de “aprender” esses novos comandos usando os sinais enviados do controle remoto do equipamento.

Feito isso, cria-se um novo registro que pode ser enviado para a nuvem e, de lá, compartilhado com outros usuários:

Além disso, é possível programar o Egg para realizar certas rotinas, como ligar as luzes e a TV à noite para simular a presença de pessoas, ligar o ar condicionado um pouco antes dos moradores chegarem em casa e assim por diante.

Esse produto também é compatível com o serviço IFTTT (If This Then That) o que permite utilizá-lo junto com dispositivos como o Amazon Echo ou o Google Home, permitindo assim comandar equipamentos domésticos por meio de comandos de voz. Ele também conta com sensor de temperatura que pode ser usado para controlar o ar condicionado.

O produto mede 5,5 cm de diâmetro por 7,6 cm de altura e pesa 38 gramas, é alimentado por duas pilhas AA com autonomia estimada de 6 meses e o seu raio de alcance é de ~10 metros sem obstáculos.

E como já vimos no passado, a King Jim está apresentando este produto como uma proposta no site Makuake (um tipo de Kickstarter japonês) o que pode parecer estranho para um produto já pronto para entrar no mercado, mas pelo que entendemos a empresa está usando o site de crowdfunding não para levantar recursos e sim para medir o interesse do consumidor neste produto mesmo antes mesmo de colocá-lo no mercado, funcionando assim como uma maneira simples e barata de fazer focus group.

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos