ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: controle remoto Kymera (para fãs de Harry Potter)

(Pós) CEATEC 2010 — Durante nossas andanças pela feira de tecnologia japonesa, passamos ao lado do stand da Universal Electronics, especializada em desenvolver e fabricar controle remotos para o segmento de OEM. Depois de um papo e outro, um dos executivos nos mostrou o dispositivo acima: um controle remoto na forma de uma varinha mágica Kymera do Harry Potter.

Segundo Kenneth G. Sweeney, vice-presidente de vendas globais da empresa, o Kymera foi um produto desenvolvido para os ingleses da The Wand Company, que tira proveito das novas tendências tecnológicas do mercado – em especial o uso de sensores de movimento e acelerômetros no lugar de botões para comandar a sua TV, o que pode transformar essa atividade numa experiência mágica, literalmente falando.

Voltado para o público infantil/pré-adolescente, o Kymera é apresentado numa belíssima embalagem e para ajudar a entrar no clima, ele vem acompanhado de um curioso manual de instruções na forma de um pergaminho…

… onde aprendemos a treinar e dominar de controlar a TV por meio de diversos movimentos da varinha, como torcer a mesma no sentido horário e anti-horário para mexer no volume ou mover a ponta para a direita/esquerda para trocar de canal.

No total a varinha responde a 13 movimentos diferentes, sendo que cada uma delas pode ser associado a um comando do controle remoto. A boa notícia é que a Kymera aprende isso por meio de sinais enviados pelo próprio controle remoto e evita o uso de códigos de programação nem sempre disponíveis para os modelos nacionais, o que torna esse produto realmente universal.

Como dissemos anteriormente, a Universal Electronics desevolve a maioria de seus produtos para terceiros (em breve inclusive para algumas empresas brasileiras) de modo que o Kymera não pode ser comprado diretamente deles e sim no site da The Wand Company pelo preço sugerido de 50 libras (~ 133 reais).

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Lucas Vinícius 18/10/2010, 11:22

    Cara, mesmo eu q não gosto muito HP gostei muito desse controle! Pena q é tão caro…