ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: cartão de memória Wi-Fi

eyefi_card_a.jpg

Se você possui uma câmera digital que armazena fotos em cartões SD, é possí­vel ensinar-lhe um novo truque – transferir suas imagens para seu computador ou mesmo para a web via Wi-Fi.

Essa é a proposta do Eye-Fi, uma solução formada por um cartão SD de 2 GB, adaptador USB e software gerenciador desenvolvido pela própria empresa, compatí­vel Windows XP, Vista e Mac OS X (10.3 e 10.4).

A grande sacada desse produto é a interface wireless integrada no cartão de memória, capaz de se conectar numa rede local 802.11b/g e transferir automaticamente suas imagens para um computador previamente determinado e, de lá, para um serviço de compartilhamento e/ou impressão de fotos, blog e até mesmo rede social.

Para isso, é necessário ligar pelo menos uma vez o cartão Eye-Fi no PC com o adaptador USB, configurar seus parâmetros de acesso í  rede Wi-Fi. Feito isso, basta colocá-lo na câmera digital e ligá-la para que o cartão começe a funcionar.

eyefi_box.jpgSegundo a empresa, o alcance do produto é de aproximadamente 27 metros em ambientes abertos e 13,5 metros em ambientes fechados.

Apesar disso, o produto tem algumas limitações, como por exemplo, estar disponí­vel em apenas um formato (SD de 2 GB), transferir imagens apenas no formato JPEG e não funcionar em pontos de acesso público (devido í  diversidade procedimentos de autenticação), o que limita o seu uso a redes conhecidas como a de casa, escritório ou evento.

Mas como em qualquer conexão Wi-Fi, o alcance efetivo pode variar de acordo com os obstáculos presentes no ambiente e, como o produto não tem antena externa, suspeitamos que sua capacidade de comunicação pode ser limitada pelo padrão de construção da câmera, em especial os modelos com carcaça metálica.

O produto já está disponí­vel no Amazon.com por US$ 99.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.