ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Canon EOS M (M de Mirrorless?)

A Canon EOS M, primeira câmera DSLM (sem caixa de espelho) da fabricante japonesa, vem equipada com sensor APS-C de 18 MP e deve chegar ao mercado em meados de setembro no Japão, junto com duas lentes.

Sob um certo ponto de vista a Canon era a última das big players japonesas da área de fotografia a não ter uma câmera DSLM (Digital Single Lens Mirrorless) e de fato, até ontem, era…

Isso porque ela anunciou hoje (23/julho) a Canon EOS M, uma câmera compacta com lente intercambiável que deve bater de frente com modelos como a Olympus Pen E-P3, Panasonic Lumix GX-1, Sony NEX ou a Nikon J1.

Note no vídeo abaixo que a empresa reforça uma história que já ouvimos no passado de que o público preferencial para esse tipo de câmera é o feminino, o que explicaria a oferta de modelos coloridos como branco, vermelho, marrom e até pink e a popularização de novos hábitos bem peculiares como fotografar pratos de comida tocando na tela da câmera.

Medindo apenas 10,7 x 6,6 x 3,2 cm (LxAxP) e 262 gramas de peso (sem lente e bateria) equipado com um sensor APS-C (22,3 x 14,9 mm) com resolução efetiva de 18 MP que, junto com seu processador de imagem DIGIC 5, é capaz de capturar imagens de até 5.184 x 3.456 pixels tanto em jpeg quanto RAW.

Interessante notar que, ao contrário das câmeras Micro Four Thirds a EOS M ainda vem equipada com uma cortina mecânica de movimento vertical com velocidades de 1/4000 até 30 segundos e sincronização de flash em 1/200 segundos. Sua tela LCD de 3 polegadas (~ 1,040 MP) é sensível ao toque e possui tratamento anti-marcas de dedos.

Outro ponto forte da nova EOS-M é sua capacidade de gravar vídeos. Para isso ela conta com o chamado Movie Servo AF que permite manter o foco continuamente mesmo em assuntos em movimento com o uso das novas lentes padrão STM que, como no caso da Nikon 1, adota uma nova baioneta batizada de EF-M.

Duas lentes STM  já foram anunciadas hoje e devem acompanhar a EOS M nos kits de lente + corpo. A Canon EF-M 22mm F2 STM,  uma  meia grande angular (equiv. ~35mm) de uso geral:

E a Canon EF-M 18-55 IS STM uma zoom de 3x (equiv. ~29-88mm) F3.5~5.6  também de uso geral com estabilizador de imagem

 

Mas para utilizar as lentes legadas do padrão EF é necessário o uso de um adaptador opcional EF-EOS M:

Além do pretinho básico, a Canon também irá oferecer a EOS M nas cores branco, prata e vermelho. O preço sugerido do kit com lente 22mm é de US$ 799 e a Amazon.com já lista a câmera para pré-venda, com previsão de entrega em outubro.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.