ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Caneta Digital Pentel Airpen Mini

A idéia de uma caneta eletrônica não é nova, mas é interessante ver como as empresas mais tradicionais do ramo da escrita se movimentam nessa nova fronteira digital.

Esse é o caso da Pentel — mais conhecida no Brasil pelas suas cultuadas lapiseiras técnicas de 0,5 mm / 0,7 mm / 0,9 mm — que anunciou recentemente o Airpen Mini (preço sugerido: 14.800 ienes ou 402 reais), uma caneta digital cujos movimentos sobre o papel podem ser transmitidos para um pequeno receptor (na foto à esquerda) e deste para um PC, onde tal informação pode ser convertida para texto editável (via OCR) ou gráficos por meio de um programa que já acompanha o produto. A caneta tem um diâmetro de aproximadamente 1,05 cm e 14,5 cm de comprimento e pesa aproximadamente 20 gramas.

Como era de se esperar de um fabricante de instrumentos de escrita, a Pentel equipou a ponta da sua Airpen com um pequeno armortecedor que controla sua pressão sobre o papel, tornando assim o seu uso mais macio e confortável. Além disso, o texto capturado pode ser usado para preencher documentos eletrônicos integrados com a web como memos, compromissos em agendas, e-mails ou até mesmo cartões de aniversário ou de natal, que poderão manter o toque especial da sua letra e ser enviados eletronicamente pela rede.

Seu mini-receptor armazena até 2 MB de dados e sua bateria pode ser recarregada quando ligada na porta USB do PC. A caneta em si é alimentada por duas baterias botão do tipo SR41.

Mais informações aqui.

Momento Cultural Zumo:

Existe uma lenda urbana que diz que era possível notar a posição de um profissional numa empresa pelo tipo ou bitola da sua lapiseira Pentel que ele usa e/ou carregava no bolso:

  1. O pessoal da área técnica e engenheiros usam Pentel 0,5 mm da cor preta (existem variações nas cores verde e vinho), talvez pela necessidade de um traço mais fino e preciso para mexer em seus diagramas e projetos.
  2. O pessoal do administrativo/financeiro usam Pentel 0,7 mm (azul claro), mais indicado para escrita pelo seu traço mais intenso e cuja ponta de grafite não quebra tão facilmente quanto as de 0,5 mm.
  3. As pessoas nos cargos de gerência costumam usar Pentel 0,9 mm (amarelo escuro). Até hoje não entendi qual a razão (mão pesada? Deixar seu recado claro? O meu é maior que o dos outros?) :^P

Também existe outra história que diz que os engenheiros costumam carregar até 3 canetas no bolso da sua camisa (com seu devido protetor de plástico), enquanto os executivos se contentam com uma ou duas.

Mas uma coisa eu sei: tem muito jornalista que não anda com nenhuma caneta. O que explicaria em parte por que elas são oferecidas aos montes nas coletivas de imprensa.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.