ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Camiseta “antifacada”

anti_blade_short_shirt.jpg anti_blade_long_shirt.jpg

Enquanto os pais norte-americanos compram roupas í  prova de bala para seus filhos irem í  escola e até os brasileiros de classe média sonham em ter um carro blindado, como é que o cidadão japonês pode se proteger da sua própria onda de violência – em um paí­s onde quase não existem armas de fogo e a bandidagem se vira com objetos cortantes?

Resposta: com uma roupa antifacada.

Essa é a proposta da empresa japonesa Nihon Uni especializada em uniformes que desenvolveu a camiseta Salvar, uma “T-shirt í  prova de facada”, feita com uma mistura de fibras de polietileno (75%) e Nylon (25%), que a empresa diz ser tão resistente quando a usada em vestes í  prova de bala. Ela chega a ser três vezes mais forte que o algodão sendo capaz de resistir a cortes e í  lavagem de máquina.

Entretanto, a empresa alerta que a Salvar não deve passar pelo secador nem ser passada com ferro quente. A nova vestimenta deve chegar ao mercado japonês em junho e estará disponí­vel em versões para adultos e crianças nos modelos com manga curta e longa (foto acima).

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.