Gadget do dia: Brother Document Viewer SV-100B

G

brother_epaper1

Mais conhecida por aqui pela sua linha de impressoras, máquinas de bordar e rotuladoras, a Brother anunciou no Japão sua entrada no segmento de papel digital com o lançamento do Brother Document Viewer SV-100B, um leitor de ePaper capaz de armazenar até 10 mil páginas de documentos no formato A4.

O dispositivo mede 23,7 × 24,7 × 1,5 cm (LxAxP) e pesa apenas 600 gramas. Seu painel de ePaper possui uma área de visualização de 20, 3 x 13,9  cm e resolução nativa de 1.200 x825 pixels (a 150 dpi). Ele utiliza tecnologia E Ink (o mesmo do Amazon Kindle) e é do tipo monocromático capaz de reproduzir 4 tons de cinza numa taxa de atualização em torno de um segundo. Em compensação, o ePaper não precisa de energia para manter suas informações na tela, de modo que sua sua bateria tem uma autonomia estimada em 83 horas de uso contínuo. As informações ficam armazenadas num cartão MicroSD de 2 GB protegidas por um sistema de criptografia padrão AES de 128 Bits.

Uma das grandes sacadas desse produto é que ele pode armazenar qualquer informação vinda de qualquer fonte ou aplicativo desde que possa ser impressa, ou seja, ao ligar o SV-100B no PC via cabo USB e instalar o driver fornecido pela empresa, ele passa a ser visto pelo sistema como uma impressora. Assim, ao mandar imprimir algo na leitora, ela recebe e armazena o mesmo como se fosse documento impresso. Algo parecido como gerar um PDF a partir do doPDF ou GhostScript. O sistema é compatível com o Windows XP e Vista de 32 bits.

Outra aplicação curiosa desse leitor é sua capacidade de reproduzir a informação mostrada numa tela de PDA (via Bluetooth) de modo mais amplo e legível.

Segundo a empresa, o SV-100B será voltado para o mercado profissional, em especial para aqueles profissionais que precisam carregar muita documentação consigo, como técnicos de manutenção, advogados ou fiscais de contabilidade. Note que uma pilha com 10 mil páginas de papel A4 pesa algo em torno de 40 kg.

O produto deve chegar no mercado japonês no início de junho pela bagatela de 139.800 ienes (~ R$ 3.277) no site da empresa. Mais informações aqui.

Mais imagens:

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos