ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: BlackBerry Storm (oops, mais um touchscreen!)

BlackBerry Storm: mais um na lista dos celulares touchscreen/multitouch/gestos. Na definição da fabricante, é “a primeira tela ‘clicável’ que responde como um teclado físico” (uai, será que não é como o do Nokia 5800, que “vibra” ao ser tocada?).

O Storm é um aparelho 3G em duas versões – uma para a rede EV-DO da Verizon nos EUA (uia, CDMA ainda… existe!) e uma UMTS/HSPA 2.100 MHz para “uso global”, que inicialmente será vendida pela Vodafone na Europa, Índia, Austrália e Nova Zelândia. E vem com o kit básico pra um smartphone de hoje: GPS, câmera de 3,2 megapixels, acelerômetro, fone 3,5 mm, media player, tela de 480 x 360, 1 GB de memória (expansível com cartão microSD) e por aí vai (e não tem Wi-Fi, que falha, hein?). A RIM não informou o preço do Storm.

Moral da história: com todo mundo indo pro touchscreen (obrigado, Steve Jobs!), a RIM não poderia ficar de fora. Parece ser mais um aparelho com recursos bacanas (vide o Bold) que não quer fugir do mercado principal da fabricante – o corporativo – com um pé no consumidor final. Falta alguém na corrida do touchscreen? (mais uma foto do Storm depois do clique)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • José Luiz

    Só um lembrete, o Viewty também vibra quando selecionado algum icone em seu menu!!!

  • jorge sorosini

    Lamentavel não ter wi-fi ficar dependente das redes celulares mas essa invasão de touch é muito bem vinda e a apple tera que se superar o que era novidade se tornara normal e comum e pensar que alguns anos era um tijolão que so falava a internet movel quando pegar e for popular fara a vendas destes aparelhos disparar pena que sera lento devido a ganancia das operadoras e taxação brasil iphone, ipod os mais caros do mundo.

    prefiro o tube da Nokia tem wifi

  • Não posso dizer

    Depois que vc acostuma com um celular WiFi vc não quer nem saber de um que não tenha!

  • Nada mais, nada menos que mais um peso de papel. Acho inadmissível esses tipos de aparelhos se auto intitularem “smartphone” e nem ao menos vem com o básico, wifi. Até meu E61 tem wifi!

    Absurdo.

  • Amigo meu me disse no Twitter que a versão sem Wi-Fi é por opção da Verizon. Ou seja, tem, mas a operadora não quis. Confere a informação?

  • Idanir m Mendes

    O CDMA EVDO ainda existe sim, so esta deixado de lado aqui neste pais de terceiro mundo.

  • Pingback: Pesquisadores criam tela que nos faz sentir o toque — ZTOP ZTOP()