Gadget do dia: Belkin Conserve Smart AV F7C007q

G

Apesar da polêmica causada pelo projeto de lei que obriga que todo eletrônico vendido no Brasil equipado com modo stand-by a vir com um botão de liga/desliga, fato é que tais equipamentos consomem energia, o que pode ser considerado politicamente incorreto desperdício nesses tempos onde a palavra de ordem é consumo consciente e sustentabilidade.

Agora cá entre nós, o que podemos fazer com aqueles equipamentos que já temos em casa e não têm botão de liga/desliga?

A resposta está em dispositivos como o Conserve Smart AV F7C007q Energy-Saving Power Strip da Belkin, um filtro de linha com oito tomadas capaz de cortar automaticamente a alimentação de dispositivos que estão sabidamente desativados ou fora de uso.

Seu princípio de funcionamento é bem curioso, já que ele se baseia na idéia de que alguns equipamentos só precisam ficar ligados por causa de outros mais importantes (que a Belkin chama de Master), enquanto que um terceiro grupo precisa realmente ficar ligado direto. Segundo a fabricante, essa régua aguenta picos de até 1.000 joules e nos EUA ela ainda oferece um seguro de até US$ 100.000 para cobrir os danos causados a equipamentos ligados nela.

Assim, para colocá-lo em funcionamento é preciso primeiro conectar o equipamento Master (no geral uma TV ou monitor de vídeo) na tomada “Master outlet” e os aparelhos que não precisam ficar ligados se o Master não estiver ligado (DVD Player, videogame, caixas de som com amplificador externo etc.) nas tomadas “Master Controlled” e finalmente aqueles que precisam ficar sempre ligados como roteadores, DVR e set-top box nas tomadas “not controlled”:

Feito isso, basta ligar a chave mestra do filtro de linha e ligar e desligar o dispositivo master. Fazendo isso pela primeira vez, essa régua determina o quanto o master consome ligado e em stand by e usa esses parâmetros para controlar  uma chave eletrônica que liga/desliga os outros equipamentos ligados nas tomadas “Master Controlled”  ao mesmo tempo.

Pelo que entendi no seu manual de instruções, não se trata de uma solução completa, já que a TV precisa manter-se em stand-by para controlar os dispositivos controlados. Na prática, o que ocorre é boa uma redução no consumo, apesar de que é sempre possível desligar a chave mestra da régua ou da TV (se ela tiver uma). Mais informações aqui.

Outra solução mais simples oferecida pela Belkin é o Conserve Switch Surge Protector, outro protetor de linha que corta a energia das tomadas onde seus eletrônicos estão ligados via controle remoto. Só que nesse caso todas elas ligam e desligam ao mesmo tempo, com exceção de duas montadas fora do perímetro marcado pela linha preta (embaixo):

Além deles, a fabricante possui uma completa linha de produtos Belkin Conserve — voltados para economizar a energia em casa, que vão de simples tomadas com interruptor até um curioso monitor de consumo que converte a energia usada em perfil (ou footprint) de emissão de carbono, ou seja, quanto de CO2 foi jogado na atmosfera para produzir essa energia que foi (ou será) consumida. Agora é só esperar e ver se eles lançam esses produtos por aqui.

Nagano comenta: com nossa lei que impõe o uso do tridente do capeta?  Acho difícil. 😛

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos