ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Barebone Pico-ITX da VIA

artigo_chassis_sm.jpg

A VIA Technologies anunciou hoje seu primeiro kit de PC baseado na minúscula placa-mãe EPIA PX Pico-ITX que mede apenas 10 x 7,2cm e já vem com um processador VIA C7 de 1 GHz soldado na mesma.

Batizado de ARTiGO, esse produto é uma espécie de kit de barebone PC formado pela placa propriamente dita (já com seu respectivo cooler), cabos, fonte de alimentação externa, módulo conversor de energia, CD com drivers e um pequeno gabinete. Como é comum nesse caso, o usuário deve adquirir o módulo de memória SO-DIMM DDR2 533, o disco rí­gido de notebook (EIDE) e os outros acessórios (como mouse e teclado) separadamente.

O resultado final, é um pequeno desktop de apenas 15 x 4,5 x 11 cm (LxAxP) e 520 gramas de peso.

Esse é o primeiro produto da VIA baseado no Pico-ITX especificamente voltado para o usuário final e entusiasta, interessados em montar seus micro-desktops em casa. Mais informações aqui.

artigo_inside.jpg

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.