ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Banco da Vida

“O dinheiro pode mudar sua vida” ou pelo menos a da criaturinha virtual que mora no Jinsei Ginko, uma mistura de cofrinho de moedas e tamagochi.

Criado pela fabricante de brinquedos Tomy, o Jinsei Ginko (literalmente “Banco da Vida” – 4.987 ienes ~ 80 reais) mostra a vida de um personagem digital na sua tela LCD cujos acontecimentos são determinados pela quantidade e periodicidade com que seu dono o alimenta com dinheiro – e nada de merreca – já que ele só aceita moedas de 500 ienes (8 reais). Como o cofrinho guarda até 200 “dinheiros”, no final da brincadeira o feliz poupador pode acumular uma bolada de até 100 mil ienes (1.600 reais)!

No iní­cio da sua “vida”, o personagem começa por baixo como um pobre estudante num modesto apê de “três tatamis” de largura (algo como 1,8 x 2,7 metros) e a medida que a grana vai literalmente entrando (no cofrinho), sua vida melhora: ele se muda para um quarto maior, se forma na universidade, arruma emprego e até se casa, acabando num luxuoso apartamento desfrutando do bom e do melhor.

Caso o usuário pare de colocar moedas por muito tempo, o personagem fica cobrando a mesada e se o jogo resetar ou a grana for retirada antes da meta, ele volta í  sua vidinha miserável no apê de três tatamis.

E para aqueles que acham que acordar cedo é o melhor jeito de juntar dinheiro, a pedida pode ser o Banclock (4.935 ienes ~ 70 reais) da empresa Dreams Inc, uma combinação de cofrinho e despertador que não para de tocar enquanto o usuário não enfiar uma moeda na “mardita”. Ele também toca uma musiquinha para avisar que está cheio.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.