ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: ApriPoco

toshiba_apripoco.JPG

Mais uma da empresa que levou a pior na guerra HD DVD x Blu-ray: a Toshiba trabalha em um simpático dispositivo na forma de um robozinho, cuja principal função será de controlar todos os equipamentos de uma casa como um controle remoto universal.

Batizado de Apri Poco, a criaturinha de olhos expressivos e transmissores IrDA na ponta das suas “asinhas” tem 21 cm de altura e é capaz de aprender, aos poucos, a comandar qualquer equipamento por meio de comandos de voz. Segundo a empresa, o nome do produto vem da frase “pouco a pouco” em italiano (“poco a poco”).

Ele pode ficar, por exemplo, numa sala de estar atento a qualquer transmissão de infravermelho (enviado por qualquer controle remoto) e, caso isso ocorra, ele entra em alerta e se alguém explicar o que o sinal faz, ele fará o relacionamento e tentará repetir o comando. Assim da próxima vez que alguém quiser ligar ou desligar a TV, basta pedir para o Poco.

O produto ainda é um protótipo e o sistema de reconhecimento de voz ainda funciona a partir de um notebook, mas espera-se que as futuras versões já integrem essa função. Fora isso, a Toshiba ainda não tem uma previsão de quando ele irá chegar ao mercado.

Veja o produto em ação nesse ótimo ví­deo do YouTube.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Tem uma cara muito simpatica, ainda nao vi o video…

  • Marilu

    Parece um Kame dizendo “olá”… 😀