ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: filmadora de bolso Amanda SAL

amanda_sal_1

Com o sucesso das filmadoras de bolso como a Flip Video (recentemente adquirida pela Cisco) e de suas concorrentes, chegou a vez de a japonesada lançar sua própria leitura desse produto — chamado Amanda SAL — equipado com algumas idéias bem interessantes, diga-se de passagem.

amanda_sal_2Do tamanho de um deck de cartas e 85 gramas de peso, o SAL lembra muito um player de música com sua tela LCD de 2″ com resolução QVGA (320 x 240 pixels), mas como o Flip original ele vem equipado com um sensor CMOS com resolução nativa de (640 x 480 pixels) e e 2 GB de memória interna capaz de armazenar até duas horas de vídeo na resolução VGA em MPEG 4 a 30 qps (quadros por segundo) e som mono.  Sua objetiva de foco fixo captura imagens nítidas a partir de 10 cm de distância do tema até o infinito.

Uma das grandes sacadas desse produto é que além de descarregar seu conteúdo diretamente num PC (via porta USB 2.0) o SAL possui uma segunda porta USB (fêmea) o que permite conectar duas filmadoras SAL e transferir o conteúdo de um aparelho para outro, ampliando ainda mais o conceito de “compartilhar vídeos”. Segundo a empresa, o nome SAL foi inspirado em frases como “Smile And Laugh“, “Share And Love“, “Share A Life” ou “Sexy And Lovely“.

amanda_sal_3

O produto chega às lojas japonesas em 22 de maio pela bagatela de 19.950 ienes (~R$ 439 ). Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Fernando

    Muito legal a idéia da porta USB fêmea, gostei mesmo.
    Seria mais legal ainda se funcionasse com otros dispositivos como um pendrive genérico ou uma câmera, por exemplo. eu usaria isso bastante para liberar memória de outros flash drivers.
    Dúvida: a resolução da imagem capturada é 640×480? é isso? se for, muita mancada…
    E como ela captura “imagens nítidas a partir de 10 cm” se seu foco é fixo?!
    []’s

  • Oi fernando,

    Sim, sua resolução nativa é mesmo de 640×480, suficiente para aplicações como YouTube. A idéia desse produto é para filmar casualidades e não cerimônias de casamento.

    Ah sim, o que quis dizer com o “foco fixo” é que o usuário não precisa ajustá-lo, já que qualquer parte da cena a partir de 10 cm (da objetiva) até o infinito está em foco devido ao efeito da profundidade de campo. As câmeras descartáveis funcionam com o mesmo princípio.

    Mais detalhes em

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo

    [ ]s

    M.

  • Oi Mario, outro dia cai num site da Sony, com uma filmadora HD, com recursos para compartilhar fácil na internet. Só que não guardei o link. O preço estava fixado em $ 199. Você sabe do que estou falando?

  • Fernando

    Mário, me expressei mal, quis saber se a resolução da imagem estática é 640×480. Mas agora acho que ela não faz fotos, não é?
    Tudo bem, eu entendo o porquê do foco fixo, mas AF é quase tão simples e barato e infinitivamente mais eficiente.

    Edu Lima, essas cameras somente nos EUA viu. Vá ao site sonystyle.com (em handycam camcorders) e você verá dois modelos WebbieHD, As duas são bem parecidas, fazendo vídeos em 1440×1080 e 5mp de imagem. Uma tem 2.5″tela, zoom otico 5x, por $199. E outro sem zoom otico por $169. Mais detalhes veja o site. Trazendo de lá é uma beleza.

  • Lucas Jardim

    Pra mim e um mp4 que grava, ou seja um mp5… xD prefiro o meu celular!