ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: adaptador SD para CompactFlash Panasonic

panasonic_sd_cf

Apesar de não ser uma novidade propriamente dita, o adaptador para cartão SD/SDHC para CompactFlash (CF) ainda é um acessório relativamente desconhecido e até raro no nosso mercado.

Como o próprio nome sugere, esse dispositivo tem um formato de um cartão CF Tipo II (a versão de perfil mais alto, como nos microdrives) e possui um slot lateral onde fica o cartão SD. Internamente, ele possui um chip controlador de memória que faz o meio de campo entre o SD e o dispositovo eletrônico, permitindo assim que ele se comporte como um cartão CF, um formato ainda popular entre os usuários de DSLRs mas que perde espaço em outras aplicações.

É fato que o SD não é o padrão mais veloz nem o de maior capacidade do mercado, mas ele oferece vantagens em termos de durabilidade (ciclos de leitura/gravação) e facilidade de uso em outros dispositivos digitais. Por exemplo, a maioria dos notebooks que já vem com slot para cartão de memória flash aceita o padrão SD mas não o CF. :^P

Eu utilizo um adaptador desse tipo na minha câmera digital a mais de ano e até hoje não tive problemas.

sd_cf_camera

Mas preste atenção que existem dois tipos de adaptadores SD-CF no mercado: os mais antigos compatíveis com o padrão SD (que chega até 2 GB) e os mais novos, cujo controlador de memória já aceita o novo padrão SDHC (SD de alta capacidade). Esse é o caso do modelo da Panasonic BN-CSDAC (imagem de abertura), compatível com os padrões SD (8MB ~ 2GB), SDHC (4GB ~ 32GB), miniSD (8MB ~ 2GB), microSD (8MB ~ 2GB) e MicroSDHC (4GB ~32GB). Alguns deles são vendidos na forma de kit com um cartão SD e até mesmo um adaptador PCMCIA.

O curioso é que esses adaptadores são meios difícieis de serem encontrados até mesmo no mercado americano. Na Amazon.com eu encontrei apenas algus modelos a venda aqui, aqui, aqui e aqui (por sinal, todos com cara de serem variações de um mesmo OEM). A boa notícia é que os preços são bem atraentes.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • mitcha

    no Ebay tem um monte!
    Tudo OEM..

  • Masters

    Alguém sabe onde posso encontrá-lo aqui no Brasil e qual seu preço??

  • Alexandre

    Eu tenho 1 para vender, comprei e não usei!!!!!!

    axdcosta@gmail.com