Gadget do dia: adaptador de tomadas para o padrão brasileiro

G

tomadas

O pessoal da SMS começa a vender em dezembro uma nova linha de acessórios compatíveis com o novo padrão de tomadas brasileiro, que passa a valer de verdade no começo de 2010. São dois adaptadores (para padrão antigo e para padrão novo) e uma extensão com quatro tomadas no padrão novo.

Por que você precisa disso? Nem todo mundo vai trocar todas suas tomadas de casa para adaptar, de uma hora pra outra, seus equipamentos aos novos plugues. E novos eletrônicos virão já com o padrão novo, para facilitar a coisa. A pesquisa Zumo de No-Breaks, realizada em maio, mostrou que 77% dos nossos leitores já estavam informados sobre a existência do novo padrão.

O adaptador para tomadas com o padrão antigo:

adaptador-tomada-padrao-antigo

E o adaptador para o padrão novo:

adaptador-tomada-padrao-novo

A SMS começa a vender os acessórios em dezembro. A extensão (Extension Cord) tem preço sugerido de R$ 12,50 e os adaptadores, R$ 5,50 cada (valores para São Paulo).

Nagano comenta: Sim, essa transição já começou meio na surdina, o que inclui o mercado de adaptadores. Estava passando hoje no centro de Sampa e numa lojinha de ferragens eu já topei com isso:

novo_adaptador

No caso do mercado de TI acho q o ideal seria a existência de uma régua com tomadas padrão americano e conexão com a tomada no novo padrão. Periga do pessoal ter que comprar a régua acima com quatro adaptadores para cada tomada. 🙁

Deve ser por causa isso que a APC parou de fabricar nobreaks, protetores de surto e estabilizadores e passou o abacaxi para a Microsol.

De minha parte, vou resistir e continuar com meus plugues e tomadas reacionárias e imperialistas – YES, WE CRÉU!!! (c) Camila Fusco

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos