Gadget do dia: VIA APC (o PC Android de 49 dólares)

G

Com apenas US$ 49, dá para comprar a nova plataforma de PC de baixo custo da Via Technologies. Batizada de APC (Android PC) que, como o próprio nome sugere, permite a montagem de um computador capaz de rodar Android:

Medindo apenas 17 x 8,5 cm (LxP), essa placa — modelo APC 8750 — segue o novo padrão de formato NEO-ITX que é, na prática, meia placa Mini-ITX.

A grande vantagem disso é que ela pode ser montada em qualquer gabinete compatível com Mini-ITX ou até mesmo Micro-ATX. A placa consome apenas 4 watts quando parada e 13,5 watts com carga máxima de trabalho, o que a VIA afirma ser dez vezes menos que o consumido por um PC normal.

Segundo a empresa, essa plataforma é baseda no processador Wonder Media WM8750 de 800 MHz, um SOC (System On a Chip) construído ao redor de um núcleo de processamento ARM 11, baixando assim o número de componentes necessário para a sua montagem e, consequentemente, o seu preço.

Fora isso, essa placa conta com 512 MB de memória DDR3, 2 GB de memória Flash, suporte para gráficos 2D/3D e vídeo em HD 720p, porta de rede Fast Ethernet, quatro USB 2.0, slot Micro-SD, portas de som, saídas SVGA e HDMI e entrada para fonte externa de 15 watts. Ela já vem com a versão 2.3 do Android pré-instalada de fábrica e configurada para trabalhar com mouse e teclado.

 

Segundo a fabricante, à medida que muitas aplicações de processamento intensivo ou que acesse grandes quantidades de dados vão para a nuvem, abre-se uma janela de oportunidade onde PCs simples e de baixo custo capazes apenas de acessar a internet sejam tão úteis quanto computadores mais caros. De fato, eles até definem o APC como uma “bicicleta para a sua mente”, que permitirá que “mais e mais as pessoas explorem o vasto universo digital” até descobrirem que podem fazer isso mais rápido com um carro. >;-)

Fora isso, essa plataforma pode ser uma oportunidade interessante para que entusiastas e desenvolvedores tirem proveito dessas características de baixo custo e menor consumo para criar novos produtos e serviços como terminais de consulta, reprodutores de mídia e até telecentros.

A previsão é que o produto comece a ser distribuído a partir de julho. Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos