ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: USB Mini Hot Cold Box da Thanko

Dispositivo tira proveito do efeito Peltier para aquecer ou resfriar pequenos objetos ao lado do seu PC.

A Thanko — nossa empresa que coloca porta USB em tudo  favorita — anunciou recentemente o USB mini hot cold box (USB ミニ温冷庫) uma engenhoca que, como o próprio nome sugere é capaz de aquecer ou resfriar pequenos objetos quando ligado numa porta USB.

Mas não fique pensando grande já que ele mede apenas 8,0 x 7,3 x 8,0 cm (LxAxP) e 219 gramas de peso e, segundo o fabricante, a temperatura dentro da sua câmara de acrílico pode variar de 10°C  no modo frio até 50°C no modo quente.

USB_hot_cold_boxO seu funcionamento é baseado no efeito Peltier, um dispositivo termo-elétrico (neste caso a pastilha do centro) que tem uma característica bem interessante de criar uma diferença de temperatura quando uma corrente elétrica é aplicada na mesma, o que faz com que o calor de um lado seja transferida para o oposto, sendo que a direção é determinada pela polaridade da corrente aplicada na pastilha. No caso desse produto, isso é feito por meio de uma chave gangorra no fio cuja posição “I” esquenta, a “II” esfria e o “0” desliga o aparelho.

USB_hot_cold_box_peltier

 

Segundo a Thanko seu funcionamento é bem simples: basta colocar o objeto a ser aquecido ou esfriado dentro da câmara (de preferência em contato com a placa), selecionar o modo de temperatura e esperar alguns minutos. Ela alerta que caso o usuário queira mudar do modo quente para frio ou vice-versa, a caixinha precisa ficar desligada por uns 10 minutos.

Entre as sugestões de uso, a empresa sugere resfriar tabletes de chocolate (que costumam amolecer em dias quentes), medicamentos ou até mesmo aquecer/resfriar lenços umedecidos de acordo com a preferência do usuário.

USB_hot_cold_box_aplics

Seu preço sugerido no Japão é de 2.980 ienes (~ R$ 68). Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

O inverso do efeito Peltier — transformar a diferença de temperatura diretamente em eletricidade — é chamado de efeito Seebeck e que foi explorado pela empresa TES NewEnergy Corp na sua panela que recarrega celular — por sinal, outra invenção dos nipões.

Hatsuden Nabe HC-5

Desde a última vez que visitamos o site, a empresa ampliou sua linha de produtos, como novas caçarolas de 20 watts e 30 watts e um curioso acumulador de energia com inversor, o que permite que a energia gerada pela panela agora possa ser armazenada numa bateria e utilizada até em aparelhos com saída de 100 volts/CA:

TES_power_generator1

TES_power_generator2

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.