ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Câmera panorâmica Ricoh Theta

Câmera de bolso é capaz de fazer fotos panorâmicas de 360 graus para todos os lados com apenas um clique do seu disparador.

Mais conhecida por aqui pela sua linha de impressoras corporativas e copiadoras, a Ricoh é uma tradicional fabricante de câmeras cujo maior atrativo são suas soluções/recursos bastante criativos, como a Ricoh Flex TLS 401 (com seu curioso penta-mirror giratório), a Ricoh Mirai (uma das primeiras “tudo em um” ) ou a Ricoh GRX (que troca o sensor de imagem junto com a lente). Vale a pena lembrar que em 2011 a empresa adquiriu a divisão de câmeras Pentax da Hoya, que não tinha muito interesse nesse negócio.

Assim, fiel a essa tradição de pensar “fora da caixa”, a Ricoh lançou recentemente a Ricoh Theta, uma pequena câmera (4,2 x 12,9 x 2,3 cm — LxAxP ) de 95 gramas de peso especializada em tirar fotos panorâmicas com apenas um clique.

Ricoh_theta_na_mao

Até ai nada demais se não fosse pelo fato dela não vir equipada apenas uma, e sim duas lentes olho de peixe (uia!) capazes de focar a partir de 10 cm da lente até o infinito…

Ricoh_dual_lens

… o que permite capturar uma imagem totalmente esférica, cobrindo um ângulo de visão de visão de 360 graus para todos os lados com apenas um disparo. Nada de mover/girar a câmera ou tirar um monte de fotos:

ricoh-theta-foto

Porém, o grande atrativo deste produto é sua facilidade de uso, já que além de simplificar a captura de imagens esféricas, ela se conecta num PC/Mac ou smartphone/tablet com iOS (versão para Android até o fim deste ano) via Wi-Fi para que o usuário possa explorar as fotos por meio de visualizadores VR Panorama ou compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Esse utilitário da Ricoh já está disponível para download e pode ser encontrado aqui. Curiosamente esse sistema também é compatível com o MS Photosynth para iOS.

Tecnicamente falando, a Ricoh Tetha é uma point-and-shoot (ou nesse caso, levante e clique) equipada com lentes de foco fixo, ajuste automático de velocidade (1/8.000 ~ 1/7,5 seg.), ISO (100 ~ 1.600) e balanço de branco (WB). Seu único ajuste é o controle de exposição que pode variar de +/- 2 pontos de exposição (EV) com passo de 0,3 ponto.

ricoh-theta-controls

Ela não possui slot para cartão de memória flash (boo!) mas conta com 4 GB de memória interna capaz de armazenar até 1.200 imagens em jpeg (compatível com o padrão Exif V2.3 e DCF 2.0). Sua bateria interna de íons de lítio pode ser recarregada pela sua porta USB micro 2.0 e tem autonomia estimada em aproximadamente 200 imagens. Note que ela não possui flash (nem embutido ou externo) nem filma.

Desde ontem (15/out) a Theta está disponível no mercado americano (como na Amazon.com) pelo preço sugerido de US$ 399. Entre os acessórios já anunciados apenas uma argola para correia que se conecta no ponto de fixação do tripé:

Ricoh_theta_acessorio

Mais informações aqui.

Veja mais exemplos de imagens geradas pela Ricoh Theta clicando aqui ou na imagem abaixo:

Ricoh_theta_panoramas

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.