ZTOP+ZUMO

Gadget carnavalesco do dia: Otamatone Digital

Notório brinquedo musical da Maywa Denki, agora também na versão com teclado!

Já faz alguns anos que falamos no Otamatone, um curioso brinquedo (ou seria um instrumento) musical criado pela Cube Works em parceria com Maywa Denki, um grupo artístico liderado pelo músico, inventor, designer de produtos, industrialista e doido de pedra Nobumichi Tosa:

Nobumichi_Tosa

Apesar de ser um instrumento “eletrônico”, a técnica usada para reproduzir uma nota é bem “analógica” e lembra até um violino, ou seja, não existem marcações no seu braço, de modo que o usuário tem que achar as notas meio que no ouvido o que, de um certo modo, também dá uma maior liberdade para o mesmo expressar seu talento musical:

Porém, no mês passado, a Maywa Denki anunciou um novo membro dessa família, batizado de Otamatone Digital, agora equipado com um teclado.

otamatone_digital

E quem mais apropriado para explicar esse novo produto que o próprio Presidente Tosa:

Esse produto possui um teclado capaz de tocar três oitavas (baixo, médio e alto), uma ou mais notas ao mesmo tempo (=acordes) e reproduzir três tipos de som: Normal, Rock e instrumentos de percussão. Ele é alimentado por três pilhas AA e possui saída de som para ser ligado num amplificador ou caixa de som externo. Ele mede 9,2 x 3,7 x 1,78 cm (LxAxP), 330 gramas de peso.

Curiosamente, o novo Otamatone Digital  já pode ser encontrado no Amazon.com pela bagatela de US$ 53,80 tanto na versão branco ou preto:

otamatone_digital_colors

 

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Para quem nunca foi apresentado (ou nunca leu nossos posts sobre o assunto) a Maywa Denki é um grupo artístico formado em 1993 pelos irmãos, Masamichi e Nobumichi Tosa

maywa_denki_presidents

… cujo nome é uma homenagem à empresa criada pelo pai — a Maywa Denki Ltd. — que produzia peças e componentes eletrônicos para empresas como Toshiba e Matsushita Electric até fechar as portas em 1979 como consequência da crise do pretróleo.

Essa associação com a antiga empresa da família explica em parte o notório visual e o comportamento desse grupo, cujas atividades são muito associadas a criação de “produtos e serviços”. De fato todas as suas traquitanas eletromecânicas são chamadas de “produtos” e as apresentações e performances são chamadas de “demonstrações”.

Fora isso o grupo sempre se veste com um distinto uniforme azul, muito usado por funcionários de empresas e lojas de material elétrico no Japão e até possuem seu próprio hino da firma:

Na formação original com Masamichi na presidência, o grupo até que era bem convencional e comportado (incluindo o corte de cabelo)…

… mas foi na administração de Nobumichi que a empresa despirocou de vez:

Ah sim, eles também produziram sua própria banda de Aidoru/J-Pop chamada Otamanote Idol NUT:

Omedetô… Arigatô…

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Nevouwden 16/02/2015, 03:40

    nunca compreenderei este instrumento.

  • Nevouwden 16/02/2015, 03:41

    Parabéns por liberarem o Disqus!!!!

  • Rafael Machado de Souza 16/02/2015, 11:56

    que coisa incrivel. interessante o primeiro que você mostrou permite vibrato e escala inarmonica!

  • Adriano De Lima 16/02/2015, 14:11

    Ê Nagano…….. Só você pra trazer alegria nesse carnaval.

  • dflopes 19/02/2015, 19:15

    alguma chance de entregarem no Brasil?
    E ele não é louco de pedra, deve ser muito feliz por conseguir produzir suas “idéias”…
    😀

    • Mario Nagano 20/02/2015, 07:22

      Segundo o Amazon, sim porque esse produto está sendo oferecido por uma loja parceira (os chamados “merchants”) localizada no Japão que despacha para o mundo todo, inclusive para o Brasil. Só tome cuidado com o custo do frete e com os 60% de imposto de importação da nossa alfândega.

    • Mario Nagano 20/02/2015, 07:42

      Ah sim, se vc não fizer apego por coisas materiais — mas mesmo assim tem um iPhone —, também pode optar pela versão digital:

      http://www.ztop.com.br/icoisa-do-dia-otamatone-app-para-ios/

      http://youtu.be/ju6yF4ey4kQ