ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Nokia Treasure Tag (WS-2)

Ano passado, a Philips mostrou  diversos “appcessórios“, incluindo um pequeno dispositivo que, inserido em uma carteira ou preso a um molho de chaves, poderia ser localizado pelo smartphone dentro de casa.

Hoje a Nokia anunciou seu Treasure Tag (WS-2), um pequeno dispositivo de 3 x 3 x 1 cm que, preso a uma carteira ou a um molho de chaves, pode ser encontrado pelo smartphone – de preferência, um Lumia com Windows Phone da marca (embora terá suporte a apps de terceiros para iOS e Android).

O conceito é simples: você prende o Treasure Tag ao item desejado e, se sair de casa sem ele, o dispositivo soa um alarme. O Treasure Tag se conecta via NFC/Bluetooth 4.0 ao smartphone e é movido por uma bateria convencional de 3V (padrão CR2032) com duração estimada de 180 dias em stand-by.

Nokia-Treasure-Tag-WS-2

Segundo a Nokia, um smartphone Lumia (e um app Treasure Tag instalado) pode ter até quatro rastreadores conectados, e o app permite criar ícones ou fotos para cada item – chave, mochila, carteira.

O app também mostra no Here Maps do aparelho onde está o item – mas vale lembrar que o Treasure Tag pode ser desativado ao pressionar um botão, então é uma solução mais para quem esquece coisas dentro de casa do que quem procura um dispositivo de rastreamento de segurança.

O Nokia Treasure Tag, em quatro cores (amarelo, azul, branco e preto), terá lançamento global em abril e cada tag será vendida pelo preço sugerido médio de US$ 30 nos EUA (ei, Philips, cadê o inRange no Brasil?)

[Nokia]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin