ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Câmera Instax Mini 90 Neo Classic

Nova câmera Instax Mini 90 Neo Classic da Fuji adota o estilo retrô da série X e tira fotos instantâneas de 6,2 x 4,6 cm.

Depois de praticamente ter criado o seu próprio nicho de mercado com a linha de câmeras digitais da série X, a Fujifilm resolveu expandir esse conceito para suas câmeras instantâneas e lançou recentemente a Instax 90 Neo Classic.

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma câmera Instax  reestilizada para se parecer como um modelo dos anos 1950~1970 com seu corpo na cor prata e preto que até lembra vagamente a Kodak Medalist de 1941.

Instax_mini90_NEO_overall

Tecnicamente falando, trata-se de uma câmera compatível com o filme “Instax Mini” (ISO 800) que gera uma foto de 6,2 x 4,6 cm, que muitos chamam de foto de carteira. Sua objetiva de 60 mm/f12.7  é bastante simples, formada por dois elementos em dois grupos. Seu disparador permite exposições de 1,8 até 1/400 segundos. Ela mede 11,3 x 9,2 x 5,7 cm e 296 gramas de peso (sem a bateria e cartucho de filme).

Instax_mini90_NEO_frente_verso1

Mas ao contrário das outras Instax, a Mini 90 também permite um maior controle sobre o nível de brilho da imagem (±2/3 EV, +1 EV), além de oferecer diversos modos de uso para fotografar festas (Party mode), crianças/animais (Kids mode), macrofotografias (Macro Mode). Fora isso, ela também faz longas exposições (Bulb Mode — até 10 segundos), fotos de paisagens e dupla-exposição, permitindo bater duas fotos na mesma chapa, fundindo as imagens. Seu sistema de flash também é bem sofisticado, capaz de emitir uma maior ou menor quantidade de luz de acordo com a distância com o objetivo de obter a exposição correta do filme.

Instax_mini90_NEO_modos

O sistema é alimentado por uma bateria recarregável de íons de lítio modelo NP-45A com capacidade de expor aproximadamente dez cartuchos de filme com dez chapas cada (~100 fotos). Fora isso, ela também conta com um encaixe para tripé padrão com rosca de 1/4 de polegada.

Instax_mini90_NEO_misc

Também acompanham o produto o recarregador e correia de transporte.

Instax_mini90_NEO_correia

 

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.