ZTOP+ZUMO

Gadget verde do dia: Gerador Eólico Portátil

Dispositivo coleta a energia do vento para ser usado como ventilador portátil, pisca-pisca de bicicleta e até recarregador de celular!

Nossa empresa especializada em colocar USB em qualquer coisa favorita — a Thanko do Japão — ataca novamente com um produto que, no mínimo, parece ser algo saído da cabeça do Professor Pardal depois de um tombo de bicicleta: um Gerador Eólico Portátil (P/N WPP2010K):

Thank_bike_fan_kit

O produto em si é — na sua essência — um ventilador a pilha que serve para refrescar o usuário num dia de calor, mas ele possui algumas implementações simples e criativas. Por exemplo, ele possui uma carreira de LEDs que brilha nas cores azul ou vermelho, funcionando assim como pisca-pisca de bicicleta (note acima que o suporte já acompanha o produto):

Thank_bike_fan_LEDs

Para isso, ele possui duas pilhas recarregáveis do tipo AA …

Thank_bike_fan_baterias

… que podem ser recarregadas via porta USB mini, ligando o dispositivo numa porta USB de PC ou mesmo num carregador de celular compatível. Note porém que ele também possui uma saída USB padrão o que permite usá-lo como bateria de emergência para alimentar dispositivos com porta USB mini, USB Micro e celulares como iPhone, iPod, FOMA e VGS (compatível com os sistemas au, Docomo, SoftBank e Tu-Ka do Japão).

Thank_bike_fan_USB

Porém, o que realmente chama a atenção desse produto é que caso o mesmo esteja fixado numa bicicleta em movimento, sua hélice funciona como uma espécie de cata-vento que gera energia que pode ser armazenada nas suas baterias. Para checar isso existe um LED na sua parte de trás que informa se a hélice está gerando corrente ou não:

Thanko_bike_fan_LED_windO vídeo abaixo mostra esse sistema em ação:

Não me pareceu ser um sistema dos mais eficientes, mas de qualquer modo é interessante ver como essas empresas investem em algumas idéias por mais estranhas que elas possam parecer.

O preço sugerido desse produto é de 2.980 ienes (~R$ 71,32). Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.