ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Detector de disco voador UFO-04

O UFO-04 é capaz de identificar anomalias eletromagnéticas que alguns afirmam estar associado a avistamentos de objetos voadores não identificados. Ahn?

Se você está cansado de ser pego de surpresa por homenzinhos verdes e ter sua mente (ou outras partes sensíveis da anatomia) explorada com sondas, receber implantes incômodos e ainda ser chamado de maluco quando for reclamar com as autoridades competentes, talvez seja melhor prevenir do que remediar né?

Para isso recomendamos o uso de um detector de OVNIs como o modelo UFO-04 (embaixo) da Image Scientific Instrumentso que lhe permitirá — pelo menos — ter a chance de sair correndo do dito cujo antes que ele consiga pegá-lo com seu raio trator.

UFO_Detector_device

A empresa (que também comercializa outros instrumentos científicos como contadores Geiger, máquinas Kirlian e até peças para produção de hologramas) cita uma pesquisa realizada pelo National Geographic Channel que afirma que mais de 1/3 dos americanos acreditam em OVNIs e um entre cada 10 afirma ter visto um desses objetos voadores não identificados. De fato, relatos são feitos por milhares de pessoas em todo o planeta e a grande questão é saber se esses objetos são realmente veículos interestelares que visitam nosso planeta ou não.

No geral, a maioria desses avistamentos podem ser classificados como aeronaves não identificadas, balões meteorológicos/São João, planeta Vênus ou qualquer outro tipo de fenômeno natural/objeto feito pelo homem…

ImageUFOIdentification

… porém, uma percentagem mínima pode não se encaixar nesses casos, sendo que alguns citam que alguns desses avistamentos são acompanhados de perturbações eletromagnéticas que provocam panes em motores de carro ou movimentos estranhos em bússolas magnéticas.

Se tais histórias tiverem algum fundamento é possível tirar proveito disso e construir um simples “detector de OVNIs” como o dispositivo abaixo que utiliza um magneto pendurado por um fio condutor que passa no meio de um sensor na forma de anel que, ao se movimentar, fecha o circuito que acende uma luz de alerta:

UFO_Detector_funcionamento

Baseado nesse princípio, o UFO-04 é capaz de perceber perturbações eletromagnéticas ao seu redor e alertar isso por meio de 16 LEDs piscantes e um alarme sonoro.

UFO_Detector_Op1

Seu circuito utiliza um microcontrolador que monitora o sinal amplificado vindo de uma bobina indutora que funciona como um medidor de anomalias magnéticas. No modo de “vigilância” a carreira de LED gera uma luz que se move num padrão circular e, no caso de alguma perturbação ter sido percebida, todos os LEDs acendem e o alarme dispara. Para reiniciar o circuito, basta virar o mesmo de cabeça para baixo:

UFO_Detector_Op2

O produto mede aproximadamente 7,6 cm de diâmetro, 10,8 cm de altura e funciona com um adaptador de rede elétrica de 6 volts (já incluso).  Ele pode ser adquirido na forma de kit para montar (US$ 48,33 sem a caixa) ou já montado (US$ 80) no site do fabricante, mas também está a venda na Amazon.com.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.