ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Apple Watch

Seguindo os velhos e bons rumores (argh), a Apple anunciou hoje seu relógio, o Apple Watch. Só uma coisa para dizer: nem Jony Ive consegue fazer um relógio bonito (embora tenha um pé no mundo da moda, algo que os Android Wear ainda não conseguiram).

Claro que o relógio – e sim, relógio, como a Motorola fez questão de reafirmar na semana passada – tem zilhões de funções integradas (particularmente gostei do conceito de ter uma face do relógio com o Mickey e dos toques na tela-que-enviam-sentimentos-desenhinhos), incluindo funções de bem-estar (algo que Sony, Motorola, Asus, Samsung já tiram de letra com seus relógios espertos).

O interessante – pra mim – é que é uma categoria nova de produtos, onde benchmarks e especificações não importam muito, mas sim o modo como os relógios, seja o Apple Watch ou os Android Wear, atuam como companheiro para o smartphone e a experiência gerada pelos apps integrados, algo ainda dando os primeiros passos no mundo Android. E a Apple jogou fora a simplicidade ao colocar uma clickwheel, ops “crown”, e mais um botão na lateral.

No caso específico do Watch (com desenvolvedores descobrindo a novidade hoje), não dá para saber direito como sera até “algum momento de 2015” (e uma decepção de ponto de vista de negócios pensar que vão perder as vendas de natal com esse gadget).

Mas é o caso clássico de estratégia Apple: lance algo, venda até estourar (e fazer muita fila antes disso até a cadeia de suprimentos se normalizar), daí relance melhor, mais fino, com menos bugs, venda o modelo anterior mais barato. O Apple Watch 2016 sim, vai ser outra coisa (exemplo clássico disso: iPad original x iPad 2).

Sobre o mundo da moda, o Apple Watch terá uma versão com pulseira de ouro 24 quilates, ainda sem preço divulgado (nota: Lilian Pacce, que entende mais de moda que eu, tem uns pitacos interessantes sobre i-relógios).

De qualquer modo, o Apple Watch (todos os tamanhos/modelos aqui) tende a ser muito mais elitista – um gadget de 349 dólares (preço inicial) para pendurar no pulso pode até parecer barato para quem compra um Rolex, certo? – do que seus concorrentes Android Wear. Que venham os relógios então – e suas experiências maravilhosas (e o retorno do batedor de relógio, um clássico do centro de São Paulo nos anos 1980).
AplWatch42-34R-HomeScreen-PRINT

Em tempo: questão para o momento – meu próximo aparelho será um Moto X novo ou um iPhone 6 Plus? Oh mundo cruel!

Em tempo 2: Essa fonte usada pela Apple remete a fabricantes de relógio, não?

Screen Shot 2014-09-09 at 4.50.31 PM

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Thiago

    Henrique, você foi irônico nesse seu questionamento sobre o próximo aparelho, não? Comentei hoje com o Burgos que um iPhone 6 pelo dobro do preço de um MotoX não se justifica para mim (um Plus seria mais caro até). Não sei se o fato de eu nunca ter tido um Android turva um pouco minha opinião.

    • Henrique Martin

      nãaaao! eu quero um X, mas concordo com a ideia de que um 6+ vai custar mais que o dobro do X por aqui. Viva os pontos da operadora!

      • Eduardo o Guimaraens

        Henrique, com certeza o meu próximo smart vai ser um Moto X 2014 a menos que até outubro Hugo Barra surpreenda lançando o Xiaomi por aqui…

  • adrianosbr

    Mesma dúvida (e vou pros EUA semana que vem): Moto X ou iPhone 6?

    A resposta do seu PS é: sim! E ainda estou achando tanto o logo quanto a interface do AppleWatch decidamente un-apple.

    • Henrique Martin

      um… botão num aparelho apple meio q me ofende 😛

    • duhehe

      Mesmo dilema que eu, só que eu vou em novembro.

      Se você conseguir comprar um iPhone 6, vai de iPhone. ( Na época do lançamento do 5, dormi 2 dias na fila, sem sucesso, 2 semanas após o inicio das vendas)
      Se você não conseguir, na volta compra um Moto X, iPhone gringo ou moto x nacional vão sair o mesmo preço.

  • Carlos Eduardo

    Se tivesse dinheiro comprava pra minha sobrinha de 4 anos. Mas so pobre. E qto ao lançamento ser apenas em 2015, muito provavelmente pq esse geringonça ainda está inacabada. E um passarinho me contou que nao tem GPS: o telefone tem barometro e o relógio dito esporte nao tem GPS. Fala sério, Alberto?!

  • Alexandre Gorges
  • Christian

    Que piada esse iPhone 6. Inovação nota zero. Não entendo o que ele tem de tão “magnífico”. Tudo plágio de outros fabricantes.

    • Filipe Lima

      Não tem nada de magnífico, mas continua sendo um produto de ótima qualidade. O que você esperava? Holograma? Bateria infinita? Mágica? Não vai achar nada disso nos outros aparelhos também.

  • joopaesn

    Eu já fiz a (pré) compra do X, mas só chega em quase um mês útil (#chateado).
    Quanto ao relógio da Apple: quero só ver o próximo! 🙂

  • Rodrigo Almeida

    Eu achei esse Smartwatch uma coisa bem diferente… rs Sinceramente, não sei se é funcional, mas é maneiro demais! rs

  • You mean “Apple TV”? https://www.apple.com/br/appletv/