ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Android HDMI Stick da Thanko

Thanko (sim, aqueles caras que colocam porta USB em tudo) lançou o Android HDMI Stick, um microcomputador (no mais exato sentido da palavra) que se conecta diretamente numa TV ou monitor via porta HDMI.

Medindo apenas 4,2 x 1,0 x 9,8 cm (LxAxP) e com 39 gramas de peso, o HDMI Stick parece ser uma cópia — ou pelo menos ter sido fortemente inspirado pelo Cotton Candy, da FXI Tech.

Ele vem equipado com um processador ARM Cortex-A9 dual-core de 1,6 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de memória interna (sendo que 1 GB é ocupado pelo sistema operacional) expansível até + 32 GB via slot micro-SD. A versão do Android é o bom e velho 2.3.

 

Ele vem equipado com duas portas USB, sendo uma normal e outra mini (aparentemente usada apenas como entrada de energia), microfone embutido, Bluetooth e Wi-Fi.

Sua porta HDMI segue o padrão 1.3 e, segundo a Thanko, o dispositivo é capaz de reproduzir imagens e vídeos em Full HD (1.920 x 1.080 pixels) nos padrões MPEG 1/2, WMV 7/8/9 (VC1), ASF, H264/H 263, MP4, FLV, 3GPP, MOV, MKV, RM/RMVB, TS, M2TS, DIVX/XVID, AVI, DAT etc.

Fora isso ele também é compatível com os padrões de áudio OGG, M4A, MID, MP3, WAV, AMR, WMA, FLAC, RA e AAC e de imagens em BMP, JPG, PNG e GIF.

Sua porta USB é do tipo HOST o que permite conectá-lo num teclado, mouse ou até mesmo a um disco rígido externo. Observe porém que, nesse último caso, ele deve ter sua própria fonte de alimentação.

A função básica dessa engenhoca é de conectá-lo diretamente em uma TV ou monitor de vídeo de modo a transformá-lo numa espécie de Smart TV com capacidade de reproduzir vídeos, navegar na internet ou mesmo rodar apps. Para isso ele já vem com Google Play pré-instalado. Fora isso, também é possível conectar um receptor de teclado e mouse sem fio na sua porta USB…

E usá-lo como um pequeno desktop:

Acompanham o produto um adaptador de tomada com porta USB + cabo, cabo extensor HDMI (para quem preferir deixar o dispositivo pendurado e não espetado no monitor) e manual do usuário.

O preço sugerido desse produto é de 9.980 ienes (~R$ 261) e vem com um ano de garantia. Ele pode ser encontrado no site da Thanko — ou quem sabe daqui a algum tempo — na Deal Extreme? 🙂

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.