Gadget corporativo do dia: Parks Netair 302

G

NetAir 302

O Parks Netair 302 é um roteador 3G fabricado no Brasil com entrada para dois SIM cards e jeitão (e configurações) bem corporativas – não muito o nosso foco, mas um aparelho promissor. Mais depois do clique.

O Netair 302 tem interface tri-band UMTS/HSDPA (850/1900/2100 MHz) e quatro portas Ethernet 10/100 na parte traseira, além de uma porta serial para configurações via console/Telnet. O primeiro slot para SIM Card fica para a conexão principal e há um segundo slot para backup.

img_1951

Todo o gerenciamento do equipamento é feito por uma interface web, e é preciso saber as configurações da operadora para fazer funcionar (apliquei as que conheço para uso da Tim como modem e não deu certo). Do lado corporativo da coisa, o 302 é cheio de recursos de administração, com firewall, VPN, Trafic Shaping (sim, isso mesmo!), gerenciamento de endereços e mais um monte de recursos úteis para o mundo corporativo (lista completa aqui).

Netair 302 visto por trás

Para um equipamento que tem preço sugerido de R$ 2.950, o acabamento poderia ser um pouquinho melhor (a tampa da frente para a porta serial não encaixa direito, e os gabinetes para o SIM card na traseira são um tanto complicados de retirar) e o manual poderia ser mais amigável ao usuário e menos técnico. Para o público-alvo desse tipo de produto, entretanto, não acredito ser um problema – já que empresas costumam ter profissionais de TI mais treinados para instalar e configurar produtos como o Parks Netair 302.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos