Hands on: Gabinete mini-ITX Mtek ItMini

H

Atendendo ao pedidos de nossos leitores que pediram sugestões de gabinetes para placas mini-ITX, apresentamos aqui a ItMini IT02 da Mtek Brasil (preço sugerido R$ 243)que havíamos recebido junto com outro gabinete da fabricante para uma matéria do (Re)monte seu PC. E aproveitando que ainda estávamos com a placa-mãe GA-H55N_USB3 da Gigabyte aqui na Zumo Caverna, experimentamos montá-la para ver se a instalação é viável.

Medindo aproximadamente 20,0 x 7,6 x 28,5 cm (LXAxP), o ItMini é um pouco maior que uma lista telefônica. Seu gabinete em chapa de aço vem pintado na cor preta fosco e não possui muitas frescuras em termos de desenho, compensando a falta de estilo com um bom padrão de construção e acabamento. O gabinete é bem ventilado com diversas entradas de ar nas laterais e na parte de cima, dispondo até de um espaço para instalar um ventilador de 60 mm (não incluso).

Sua frente possui acabamento em plástico brilhante e possui uma abertura para uma unidade de leitura óptica slim (como a usada em notebooks), dois LEDs de estado (ligado e HD), botão para ligar (mas sem reset), duas portas USBs e saída de som.

Na parte de trás podemos ver a abertura padrão para o espelho traseiro padrão ATX e um espaço à direita para uma placa de expansão low profile.

 

Para ter acesso ao seu interior basta remover sua tampa superior presa por dois parafusos de fixação localizados na parte de trás do gabinete.

A partir daqui já podemos notar algumas peculiaridades desse projeto que permite montar um PC dentro de um gabinete tão pequeno.

 

A primeira delas é que como nos notebooks, sua fonte de alimentação é externa, o interessante é notar que sua única entrada de 19 volts é transformada em diversas outras saídas e conexões segundo o padrão ATX por meio de uma placa de circuito interno. Aqui podemos ver que essa oferece uma quantidade bastante limitada de conexões: duas para placa-mãe, duas para dispositivos SATA e uma padrão para periféricos.

 

Outra é que esse gabinete só possui espaço interno para um disco rígido de 2,5 polegadas (o mesmo usado em notebooks) que fica embaixo do espaço da leitora de CD/DVD e é preso no gabinete por meio de três parafusos. Isso de um certo modo pode comprometer um pouco desempenho do sistema, apesar desse problema poder até ser contornado com o uso de um disco SSD.

A montagem final (sem a unidade de CD/DVD, já que estávamos sem uma por aqui) ficou mais ou menos assim:

Ai é só fechar o gabinete, fixar os parafusos traseiros e o sistema está pronto para dar o boot inicial:

Como podemos ver o gabinete ItMini atende bem à proposta de ser um item compacto para placas mini-ITX. Porém, esse fator compacto tem seu preço: em nome da economia de espaço, o usuário é obrigado a adotar/adquirir alguns periféricos mais dedicados como o HD e leitor de CD/DVD para notebooks.

Observe também que o espaço disponível também limita o uso/instalação de uma placa de expansão, que tem de ser obrigatoriamente low profile. Assim acredito que o público alvo desse gabinete seja aqueles que desejam montar um PC compacto para uso geral (trocar mensagens, preencher documentos, navegar na web etc.) tarefas que podem ser atendidas com o uso de uma placa-mãe com processador Atom, enquanto que plataformas mais poderosas como a GA-H55N-USB3 poderia ser mais indicado para aplicações de media center.

E para aqueles que preferem um gabinete mini-ITX com espaço para discos de 3,5″ e leitores de CD/DVD de 5,25″ a solução pode estar nos gabinetes da Nilko como os modelos NK 430 e NK 440.

 

 

 

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos