ZTOP+ZUMO

(Futuros) Números enormes: Gol e Gogo lançam internet no avião

Futuros números enormes? Sim, já que a Gol Linhas Aéreas e a Gogo vão lançar (finalmente!) um serviço de conexão à internet em aviões no Brasil – mas só em 2016. O serviço é bastante popular nos Estados Unidos na maioria das companhias aéreas.

A tecnologia da Gogo é interessante: a companhia aérea instala receptores de sinal de satélite no avião e esse sinal é redirecionado para roteadores sem fio, que podem ser acessados pelos passageiros.

Já testamos (faz tempo até!) o serviço da Gogo nos seus primórdios, lá com a American Airlines em 2010 em um voo doméstico nos EUA. Na época, Nagano-san disse:

Seu uso é o como de qualquer hotspot de acesso pago: ligue o PC, handheld ou celular com Wi-Fi (obviamente nunca nas decolagens e aterrissagens) e procure pelo ponto(s) de acesso disponíveis. Interessante notar que meu note observou três redes dentro do avião em pleno vôo e no meio do deserto  americano.

No Brasil, a United já tem algumas rotas saindo de São Paulo com destino aos Estados Unidos já com Wi-Fi da Gogo integrado (notadamente o incrível-e-maravilhoso 787 na rota para Houston). No caso da Gol, finalmente passageiros brasileiros com destinos internos terão acesso à internet durante o vôo

Nagano comenta: Interessante observar que na época que experimentamos esse serviço lá nos EUA, a conexão é (ou era) feita por meio de uma rede de estações rádio-base instaladas em terra que transmitem o sinal para os aviões que estão passando por cima, enquanto que a adotada pela Gol utiliza conexão via satélite.

AA_wifi_cell

No começo do mês, durante a longa viagem pra Taiwan pra Computex, paguei US$ 16,99 para acesso ilimitado em outro vôo da United, indo de Chicago para Tóquio (principal motivo para o gasto: dorme/acorda/come/vê/filme/nunca chega/nunca chega/nunca chega/nunca chega/vê mais um filme/dorme/chegou). Usei no smartphone e a conexão foi OK, sem engasgos pra navegar na web e trocar mensagens no Whatsapp. Vale notar que é proibido usar apps de streaming como Netflix e Hulu (obviamente para não gastar banda).

No Brasil, a Gol promete botar os primeiros aviões no ar com tecnologia Gogo em 2016, ainda durante o primeiro semestre. Teoricamente a imagem a aparecer para os passageiros se conectarem será algo assim:

GOL-orange-1024x785

O bacana? Será em toda a frota, já com a mais recente geração de acesso (2KU), que também traz um novo sistema de entretenimento a bordo, chamado Gogo Vision, e inclui TV por IP (Gogo TV) – algo que a Gogo ressaltou bastante no comunicado de imprensa. Diz a Gogo que essa geração 2KU permite velocidades de até 70Mbps para um avião – o que é bastante rápido.

Resta saber como a Gol vai cobrar isso dos passageiros: lá fora, as cias. aéreas, dependendo do voo, vendem pacotes por hora – o que faz mais sentido em voos curtos – ou para todo o período (tem até passes de um dia e assinaturas mensais). Mas não é uma tecnologia barata.

Vale lembrar que a Gol teve (e até onde sei abandonou) um sistema pioneiro de entretenimento por Wi-Fi (mas sem conexão à internet) nos 737 chamado Gol no Ar.

 

(imagem via Gogo)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • daniel germano 24/06/2015, 02:49

    Eu queria saber . O sistema da gogo tem TV , mas a TV ou monitor é aquele acoplado a poltrona estilo Embraer 195 da azul ? .