Futurismo do dia: smartphone dobrável Lenovo CPlus

F

Um dos destaques do Lenovo Tech World 2016 foram os protótipos de produtos dobráveis apresentados – uma pulseira-smartphone (CPlus) e um tablet com dobradiças (Folio). Nada oficial por enquanto.

lenovo cPlus - 2O CPlus é a pulseira: esticada, é um smartphone convencional (porém estreito). Ao pressionar no pulso, se torna uma pulseira touchscreen com os recursos do smartphone.

Vale notar que, apesar de telas dobráveis não serem exatamente novidade, um produto completo dobrável é um feito monstruoso de engenharia. Não basta a tela dobrar, é preciso criar componentes internos – bateria, placa-mãe, memória etc. – que também sejam flexíveis.

lenovo cPlus - 3

O resultado é esse aqui, numa demo super competida pelos presentes:

Uma explicação do potencial: tela de 4,35″ rodando Android, 12 cores de acabamento, e duas curvas para encaixar em diâmetros de pulso distintos. Não é toda a pulseira que se dobra, mas partes específicas. Diz a Lenovo que produtos baseados nesse protótipo devem chegar ao mercado em dois ou três anos.

lenovo cPlus - 1
lenovo cPlus - 4

Outro protótipo mais simples, digamos, é o Lenovo Folio. É um tablet de 7,8″ que, ao dobrado no meio, se transforma em um smartphone de 5,5″:

lenovo cPlus - 6

Aqui, com apenas um ponto de dobra, a engenharia fica um pouco mais simples – porém igualmente impressionante. Peter Hortensius, CTO da Lenovo, disse que pesquisas indicaram que potenciais consumidores do Folio  preferiram a tela aberta “para fora”e não  “para dentro” (deixando o lado exterior sem telas).

lenovo cPlus - 5
lenovo cPlus - 7

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos