ZTOP+ZUMO

Futurismo do dia: smartphone dobrável Lenovo CPlus

Um dos destaques do Lenovo Tech World 2016 foram os protótipos de produtos dobráveis apresentados – uma pulseira-smartphone (CPlus) e um tablet com dobradiças (Folio). Nada oficial por enquanto.

lenovo cPlus - 2O CPlus é a pulseira: esticada, é um smartphone convencional (porém estreito). Ao pressionar no pulso, se torna uma pulseira touchscreen com os recursos do smartphone.

Vale notar que, apesar de telas dobráveis não serem exatamente novidade, um produto completo dobrável é um feito monstruoso de engenharia. Não basta a tela dobrar, é preciso criar componentes internos – bateria, placa-mãe, memória etc. – que também sejam flexíveis.

lenovo cPlus - 3

O resultado é esse aqui, numa demo super competida pelos presentes:

Uma explicação do potencial: tela de 4,35″ rodando Android, 12 cores de acabamento, e duas curvas para encaixar em diâmetros de pulso distintos. Não é toda a pulseira que se dobra, mas partes específicas. Diz a Lenovo que produtos baseados nesse protótipo devem chegar ao mercado em dois ou três anos.

lenovo cPlus - 1
lenovo cPlus - 4

Outro protótipo mais simples, digamos, é o Lenovo Folio. É um tablet de 7,8″ que, ao dobrado no meio, se transforma em um smartphone de 5,5″:

lenovo cPlus - 6

Aqui, com apenas um ponto de dobra, a engenharia fica um pouco mais simples – porém igualmente impressionante. Peter Hortensius, CTO da Lenovo, disse que pesquisas indicaram que potenciais consumidores do Folio  preferiram a tela aberta “para fora”e não  “para dentro” (deixando o lado exterior sem telas).

lenovo cPlus - 5
lenovo cPlus - 7

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Lucas Lira 10/06/2016, 08:01

    Rapaz, bastante interessante! E um produto já bem acabado por sinal…

  • Luis Henrique 10/06/2016, 08:15

    Essa pintura me veio à mente:

    • Diogo Nóbrega 10/06/2016, 09:51

      Hahahaha, ia comentar justamente isso… Me poupou o trabalho.

  • Cesar Cardoso 10/06/2016, 17:17

    O Folio tem tudo pra ser aquilo que a Asus não conseguiu nos Padfones: uma solução tablet/smartphone usável.

    Mas ainda queria uma versão melhor resolvida do Sony Tablet P. Ou uma versão modernizada dos Nokia Communicator.

    • dflopes 12/06/2016, 23:47

      Anos de expectativas esperando um celular que virasse tablet.

      um phoblet não seria opção, pois ainda teria a tela grande em relação a um smartphone.

  • sigma7777777 12/06/2016, 10:22

    Fantástico e parabéns por nos trazer essas belas novidades, ainda que em forma de protótipo. Li por aí que a Samsung lançará um dispositivo dobrável em 2017 e acho que esse será um ano eletrizante em novidades nos mais variados tipos de eletrônicos. Acho que 2016 é um ano morno e mais de aviso aos consumidores do que tende a surgir no ano seguinte, meio que dizendo “comecem a juntar as moedinhas”.