ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Fundador do Register e Inquirer cria novo jornal

the_news

Gentleman journalist, colunista, embolador de meio de campo e inspiração deste ZumoMichael Vaughan Magee (também conhecido como Mike Magee, Mad Mike ou Mike Mageek) aprontou mais uma: Depois de revolucionar o jornalismo de tecnologia ao co-fundar o tablóide on-line The Register em 1994, sair de lá e repetir a dose em 2001 com o The Inquirer e fazer isso uma terceira vez em 2008 com o ITExaminer, ele sai dos bits, bytes e bravatas e lança um novo periódico digital, o The NEWS.

O novo tablóide de notícias está no ar desde domingo passado (25/01) e a idéia é de oferecer qualquer notícia quente de qualquer assunto e de qualquer parte do mundo no mesmo estilo controverso, preciso e divertido que já é marca registrada de todos os veículos por onde Magee passou. No final do ano passado ele havia me dito que estava preparando algo novo, mas eu não tinha idéia de que seria algo assim tão amplo e tão fora do “nosso escopo”.

Segundo nota publicada no Inquirer, Mike declarou que numa época em que os jornais locais e internacionais estão cortando pessoal, fechando escritórios e enfrentando o acúmulo do encalhe de material impresso, custos de distribuição e a queda no número de leitores, sentimos que temos uma boa chance de passar a perna nos grandões concentrando-nos num jornalismo saudável desafiando o status do jornalismo atual.

E tem mais:  ele diz que os jornalistas de hoje são coelhinhos assustados que recebem ordens de copiar ou maquiar press releases e são ensinados a não desafiar o poder e seus interesses. Nós mostraremos que o jornalismo não está morto e que os leitores desejam um jornalismo forte e não o papo-furado ditado pelos diversos interesses que estão por ai.

Way to go Mike! Este Zumo lhe deseja boa sorte na sua nova empreitada.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.