ZTOP+ZUMO 10 anos!

Fundador do Register e do Inquirer abre site na ͍ndia

No final do ano passado, a comunidade internacional de jornalistas de TI ficou surpreendida com o anúncio de que um de seus membros mais irônicos e respeitados — Michael Vaughan Magee (aka Mike Mageek) — anunciou sua saída do site de tecnologia The Inquirer para fazer alguma coisa nova.

Ele já fez isso no passado ao sair de outro site que ele ajudou a fundar — The Register — um site de TI inspirado na melhor tradição e estilo cínico, escrachado e politicamente incorreto dos tablóides britânicos. Depois de quebrar o pau com os sócios, ele saiu do Reg para fazer a mesma coisa apenas com um novo nome: Ele criou o The Inquirer que, em poucos meses bateu a marca de mais de 2 milhões de visitantes únicos por dia, prova cabal do valor do conteúdo e da reputação do autor sobre uma simples marca.

Conversando com Mike via e-mail, ele havia dito que queria trabalhar em algo novo, mas que não seria o “The Register III” e, acompanhando o seu blog, já sabia que ele andava perambulando na Índia, quando recebi uma nova mensagem dele informando que “estamos quase prontos para o lançamento”. E olhando seu novo e-mail, percebi que ele foi fazer muito mais do que apreciar a paisagem lá na terrinha do curry e de Vishnu.

Só de curiosidade, dei uma busca na web e encontrei por acaso, um site que me parece ter a mão dele — o ITExaminer — um site que parece ainda estar meio cru e que mistura blog e noticiário. Ele conta com a participação de Magee, Nick Farrell (também do Inquirer) e de vários colaboradores, a maioria com nomes indianos.

Será essa a nova empreitada do velho bardo? Quem sabe? De qualquer modo, nós do Zumo desejamos boa sorte a ele e a sua equipe (se é que eles precisam disso). ;^)

By the way, de vez em quando, Mike também vê o Zumo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Só resta saber se a nova cria vai superar as demais como aconteceu primeiramente, ou se o conceito do ITExaminer seja diferente, sendo responsável por receber/reproduzir o mercado asiático. Acho que quando quizermos notícias sobre os asiáticos começaremos a deixar o DIGITIMES de lado para ler o ITExaminer.

  • Fico pensando se o ITExaminer vai conseguir superar seus “irmãos” mais velhos. Acho que o grande diferencial da nova idéia do Mike foi ter feito um site na índia, a tecnologia de modo geral cresce no mercado asiático a passos largos, foi mais esperto que ficar nos Estados Unidos. As companhias e os mercados que produzem estão quase em totalidade lá agora, os grandes furos de reportagem também. Creio que ele fez certo, sendo um concorrente de peso para o DIGITIMES, o principal site de TI da Ásia.
    Não fica surpreso se um outro jornalista de TI deixasse a América/OCidente para lançar um site em chinês.